DOM EVALDO CARVALHO DOS SANTOS, CM

Bispo da Diocese de Viana (em exercício)

Natural de Fortaleza-CE, Dom Evaldo Carvalho dos Santos nasceu em 09 de março de 1969. Filho de Maria Elizabete Carvalho dos Santos e de José Ferreira dos Santos, Dom Evaldo é o oitavo de dez filhos.

Ingressou na Congregação da Missão, 1990; admitido ao Noviciado em Recife-PE, 1993; emitiu os Votos perpétuos, 1995.

Foi ordenado Diácono, Paróquia São Raimundo Nonato em Belém do Pará, 1997.

Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional, em Belém-PA. Bacharelou-se em Serviço Social pela Universidade da Amazônia, UNAMA. Fez Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais, pela Universidade Estadual do Ceará, UECE.

Foi ordenado Presbítero em Fortaleza, 10 de janeiro de 1998.

Nomeado Bispo pelo Santo Padre Papa Francisco, 20 de fevereiro de 2019, recebeu a ordenação episcopal na Catedral Metropolitana em Fortaleza–CE, 27 de abril de 2019; tomou posse canônica como 6° Bispo da diocese na Catedral Nossa Senhora da Conceição em Viana–MA, 18 de maio de 2019.

Serviços pastorais

Vigário paroquial, Paróquia de São José de Tucuruí, 1998;

Missionário em Itaituba-PA, 1999;

Diretor, Seminário da Província de Fortaleza (Propedêutico, Filosofia e Teologia), de 2000 a 2008. Vigário paroquial, Paróquia São Raimundo e Assessor das CEBs, em Belém;

Membro, Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB – Núcleo Fortaleza, de 2000 a 2003;

Pároco, Paróquia São Pedro e São Paulo em Fortaleza, 2009, de 2016 a 2018;

Diretor espiritual, Sociedade São Vicente de Paulo, em Fortaleza;

Assessor eclesiástico das Pastorais Sociais, CEB’s e outros Organismos, Arquidiocese de Fortaleza;

Superior provincial, Província de Fortaleza da Congregação da Missão, de 2010 a 2016;

Vigário paroquial, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza, de 2010 a 2013;

Pároco, Paróquia Santo Antônio em Quixeramobim, de 2018 a 2019;

Vigário forâneo, Diocese de Quixadá, de 2018 a 2019.

Dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM
Brasão pessoal

Descrição Heráldica

Escudo português esquartelado. No primeiro quartel, de goles (vermelho), as letras “S” e “V” de jalne (ouro), sobrepostas respectivamente. No quartel seguinte de jalne, um rio de bleu (azul) no centro de uma colina de sinopla (verde), encimada por uma palmeira de sinopla. No terceiro quartel de jalne, um monograma mariano com uma cruz ao chefe, ladeado circularmente por doze estreladas, tudo de bleu. O último quartel de goles, um pelicano de jalne. O escudo está pousado por uma cruz trevolada de jalne, e encimada por um capelo de sinopla com forro de goles, com suas borlas, em cada flanco e terminados por seis bordas 1, 2 e 3 tudo de sinopla. Broncante sobre a ponta da cruz, um listel de prata avessado de goles com a seguinte descrição:
QUIA MISERICORDIAM.

Descrição Interpretativa do Brasão

O escudo como um todo representa a índole pessoal, vocacional e pastoral de Dom Evaldo Carvalho dos Santos. O brasão representa, também, a tríplice missão episcopal: santificar, reger e ensinar.

No primeiro campo encontram-se representados as letras “S” e “V” cuja simbologia remete a figura de São Vicente de Paulo, fundador da Congregação da Missão, na qual a vida de Dom Evaldo foi consagrada no serviço dos pobres e da missão.

Inseridos no segundo campo estão um rio e uma colina, encimada por uma palmeira que representa características fundamentais da região de Viana, o chão no qual Dom Evaldo inicia seu ministério episcopal.

Por conseguinte, na parte inferior do escudo, encontra-se um monograma mariano ladeado por doze estrelas. Remete-se, pois a Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, sob cujo patrocínio é colocada a sua missão pastoral. Outrossim, simboliza a devoção pessoal do bispo, tendo Maria como padroeira da Congregação da Missão e da Diocese de Viana.

O pelicano, situado no último campo, simboliza a entrega da vida e missão episcopal em favor de seu rebanho em sintonia com a essência do Evangelho de Jesus Cristo e pontificado do Papa Francisco.

O lema episcopal de Dom Evaldo Carvalho dos Santos inscrito no seu brasão Quia Misericordiam – Quero misericórdia,  Mt 9,13 – representa a égide sob a qual a missão do bispo se fundamenta, isto é, oferecer a misericórdia divina em favor do rebanho confiado ao seu zelo pastoral.