Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias › 24/04/2020

Caminhar juntos: reflexão e ação após o Sínodo dos Bispos sobre os jovens

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422

Caminhar juntos: Reflexão e ação após o Sínodo dos Bispos sobre os jovens. Este é o livro que acaba de ser lançado pela Paulus Editora, organizado pelo jornalista Filipe Domingues. A obra reúne artigos escritos pelos brasileiros presentes no Sínodo dos Bispos de 2018, dedicado à juventude mundial sobre tema: Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional.

Segundo Filipe Domingues, que participou da Assembleia sinodal na condição de perito, o objetivo do livro é ajudar líderes leigos, bispos, padres, religiosos e os próprios jovens em suas reflexões agora, depois do Sínodo e depois da publicação da Exortação pós-sinodal Christus vivit, do Papa Francisco.

“É preciso refletir sobre o que foi tido ali e colocar em prática”, afirma. Cada artigo é fruto da reflexão individual de cada autor, mas serve de impulso para o diálogo em comunidade.

De acordo com Filipe, a ideia de fazer o livro surgiu ainda durante as reuniões do Sínodo junto ao Pe. Valdir José de Castro, ssp, superior-geral da Pia Sociedade de São Paulo, que também participou da Assembleia. Fator importante que contribuiu para a criação do livro foi a formação de um grupo de trabalho de bispos de língua portuguesa, algo inédito.

Os artigos são dos bispos brasileiros, dos membros do Discastério para os Leigos, a Família e a Vida, do jovem Lucas Galhardo e do próprio Filipe. Há também a contribuição de Cristiane Murray, atualmente vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, que aborda a participação das mulheres na Igreja.

Em entrevista ao Vatican News, Filipe analisa a atuação dos jovens à luz da pandemia que estamos vivendo, seja do ponto de vista tecnológico, seja comunicacional, e o protagonismo que assumiram no diálogo intergeracional tão solicitado pelo Papa Francisco.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.