Campanhas e Coletas

QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS

Recebi da nossa Igreja diocesana de Viana, o encargo de coordenar as campanhas e as coletas realizadas ao longo do ano litúrgico. Estas campanhas e coletas visam promover a solidariedade, a partilha e a comunhão entre os fiéis, os bispos e o santo Padre. Esta rede de solidariedade tem sido um gesto eficaz da nossa corresponsabilidade no cuidado pela casa comum e por toda a Igreja.

As campanhas e as coletas da nossa Igreja são:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE:

Visa promover a reflexão, na busca da conversão durante a quaresma, culminando com o gesto concreto da coleta da solidariedade no DOMINGO DE RAMOS. Neste ano será no próximo dia 25 de março. O objetivo é promover e apoiar os projetos sociais da Igreja Católica no Brasil.

COLETA PARA OS LUGARES SANTOS:

É realizada sempre na sexta-feira santa após o beijo da cruz, Neste ano é dia 30 de março. Esta coleta é realizada no mundo inteiro em prol dos irmãos que vivem na terra santa, em especial a palestina e no oriente médio que passam necessidade e vitimas da perseguição religiosa.

COLETA DE PENTENCOSTES:

É uma coleta extraordinária que acontecerá na solenidade de Pentecostes, no dia 20 de maio, com o objetivo de ajudar e organizar as pequenas comunidades rurais e as CEBs da nossa diocese.

COLETA “OBOLO DE SÃO PEDRO”:

É a coleta mais antiga da Igreja, tem como objetivo, possibilitar o santo Padre, ajudar os mais necessitados do mundo, as vitimas de catástrofes e as obras de formação dos padres nas áreas mais pobres do mundo, em especial a África, regiões da Ásia e regiões da América Latina. Neste ano será dia 01 de julho.

COLETA VOCACIONAL:

Sempre acontece no último domingo de agosto, mês vocacional, neste ano será dia 26 de Agosto. O objetivo desta coleta é promover a pastoral vocacional e a formação dos nossos seminaristas – futuros padres da nossa diocese.

COLETA MISSIONÁRIA:

É uma coleta que acontece em todas as comunidades católicas no mundo inteiro no 4º domingo de outubro – dia mundial das missões – organizada pela Pontifícia Obras Missionárias, tem a finalidade de promover  os trabalhos missionários nas regiões do mundo denominadas “ terras de missão” ou seja lugares marcados por guerras, graves injustiças e pouca presença da igreja católica.

COLETA DA EVANGELIZAÇÃO:

Realizada no 3º domingo do advento, neste ano será dia 16 de dezembro. Organizada pela CNBB com a finalidade de promover o anuncio do evangelho em nosso País, especialmente nas regiões mais pobres e com pouco presença e assistência  de religiosos e sacerdotes.

Concluo com as palavras do apostolo Paulo que necessitou da ajuda das comunidades para o anuncio do evangelho e as necessidades dos irmãos. “Quanto à coleta em favor dos santos, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês reserve o que conseguiu poupar. Assim não será preciso esperar minha chegada para fazer as coleta” (1ºCor. 16, 1-2).

Que o bom Deus nos ajude nesta missão. Um abraço fraternal e minhas orações.

Pe. Antonio Rodrigues