Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Campanhas e Coletas

QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS

Recebi da nossa Igreja diocesana de Viana, o encargo de coordenar as campanhas e as coletas realizadas ao longo do ano litúrgico. Estas campanhas e coletas visam promover a solidariedade, a partilha e a comunhão entre os fiéis, os bispos e o santo Padre. Esta rede de solidariedade tem sido um gesto eficaz da nossa corresponsabilidade no cuidado pela casa comum e por toda a Igreja.

As campanhas e as coletas da nossa Igreja são:

Visa promover a reflexão, na busca da conversão durante a quaresma, culminando com o gesto concreto da coleta da solidariedade no DOMINGO DE RAMOS. Neste ano será no próximo dia 24 de março O objetivo é promover e apoiar os projetos sociais da Igreja Católica no Brasil.

Sobre a Campanha da Fraternidade 2024

Tema é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Elementos do cartaz
O cartaz, criado pelos jovens de Brasília (DF) Samuel Sales e Wanderley Santana, apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida.

A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade.

O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

O Santo Padre usa a cruz de dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. Esta imagem recorda as semelhanças entre estes dois grandes homens de fé, que tanto colaboraram e colaboram com a história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.

Saiba mais em https://campanhas.cnbb.org.br/

Normalmente é realizada no 3º domingo do advento, neste ano ainda não teve a data da coleta divulgada. Organizada pela CNBB com a finalidade de promover o anuncio do evangelho em nosso País, especialmente nas regiões mais pobres e com pouco presença e assistência  de religiosos e sacerdotes.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou nesta segunda-feira, 6 de setembro, o texto-base orientador e o cartaz da Campanha para a Evangelização 2021. Neste ano, uma expressão de envio missionário “Ide, sem medo, para servir”, proferida pelo Papa Francisco na homilia de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil, é usada como o grande tema motivador da Campanha.

Vinculada ao pilar da Caridade das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, a campanha tem como um de seus grandes objetivos “despertar os fiéis para o compromisso evangelizador e para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais e evangelizadoras da Igreja no Brasil”.

A campanha conta com uma colaboração que repercute em cada comunidade por meio de um gesto concreto: a coleta para a Evangelização, realizada todos os anos no 3º Domingo do Advento que, em 2021, será no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro.

Início na Solenidade de Cristo Rei, 21 de novembro

O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, informa que a Campanha para a Evangelização tem início com a Solenidade de Cristo Rei, no dia 21 de novembro de 2021, e se estende ao longo do tempo do Advento.

“Momento em que começamos a trilhar o caminho de um novo ano litúrgico na vida da Igreja. No dia 28 de novembro de 2021, damos início a este caminho espiritual de vivência e celebração do mistério da feliz espera, de vigilância e de preparação para a vinda do Senhor”, disse.

Despertando o compromisso evangelizador em cada fiel e promovendo uma coleta em âmbito nacional, a Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir das DGAE. Em muitos regionais existem atividades missionárias além-fronteiras, com apoio a diversas pastorais, serviços, organismos e movimentos.

De acordo com o padre Patriky, “a Evangelização precisa contar com a generosidade de muitos que ajudem com os bens que possuem e ofereçam a força do apoio fraterno que anima e renova a vida comunitária. Trata-se de mobilizar a Solidariedade na Evangelização. No entanto, a Campanha para a Evangelização não se resume só à coleta de recursos: a oração, o envolvimento e o acompanhamento das iniciativas evangelizadoras da Igreja são de suma importância. É viver a alegria de ser Igreja missionária em saída, a serviço do Evangelho da vida!”.

Cartaz, subsídio pastoral e orientações práticas

A publicação, de 10 páginas, apresenta as orientações pastorais e teológicas da campanha, além de um conjunto de ordem prática para sua realização. Inclui ainda a oração e o hino da campanha.

O cartaz é de autoria do artista sacro Antonio Batista de Souza Júnior, natural de Angical (BA) e hoje residente em Maringá (PR). Ele conta que com base no tema Ide, sem medo, para servir, e a campanha acontece na época do Advento, propôs a presença de Maria, com o menino Jesus, com um pergaminho (evangelho) nas mãos, enviando as pessoas para a missão de evangelizar.

“O Cristo conduz, a boa  nova, envia na figura de um sacerdote, de um jovem negro com cinco pães, fazendo referência ao Evangelho, e uma catequista que vai com a Palavra (Bíblia) a serviço do Palavra de Deus. Estas três pessoas buscam caracterizar a evangelização no dia a dia das paróquias e comunidades. No centro do cartaz, a estrela, a partir da qual a cruz se forma. Para que não percamos a referência a esse ícone forte do simbolismo da fé cristã”, explicou.

É realizada sempre na sexta-feira santa após o beijo da cruz, Neste ano é dia 2 de abril. Esta coleta é realizada no mundo inteiro em prol dos irmãos que vivem na Terra Santa, em especial a Palestina e no Oriente Médio que passam necessidade e vitimas da perseguição religiosa.

Saiba mais em http://www.comissariadoterrasanta.com.br/

É uma coleta extraordinária que acontecerá na solenidade de Pentecostes, no dia 23 de maio, com o objetivo de ajudar e organizar as pequenas comunidades rurais e as CEBs da nossa diocese.

É a coleta mais antiga da Igreja, tem como objetivo, possibilitar o santo Padre, ajudar os mais necessitados do mundo, as vitimas de catástrofes e as obras de formação dos padres nas áreas mais pobres do mundo, em especial a África, regiões da Ásia e regiões da América Latina. Normalmente a coleta acontece em torno da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de Junho. Contudo ainda não foi divulgada a data para a coleta de 2021.

Sempre acontece no último domingo de agosto, mês vocacional, neste ano será dia 29 de Agosto. O objetivo desta coleta é promover a pastoral vocacional e a formação dos nossos seminaristas – futuros padres da nossa diocese.

É uma coleta que acontece em todas as comunidades católicas no mundo inteiro no 4º domingo de outubro – dia mundial das missões – organizada pela Pontifícia Obras Missionárias, tem a finalidade de promover  os trabalhos missionários nas regiões do mundo denominadas “ terras de missão” ou seja lugares marcados por guerras, graves injustiças e pouca presença da igreja católica.

 

Edição 2021

Campanha Missionária de 2021 – tema e lema

O tema “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20) foram aclamados pelos participantes para serem animadores da Campanha Missionária do próximo ano. O lema havia sido escolhido pelo Papa Francisco no último mês, sendo orientador para a escolha do tema pelos presentes na assembleia.

 

Saiba mais em https://www.pom.org.br/

Concluo com as palavras do apostolo Paulo que necessitou da ajuda das comunidades para o anuncio do evangelho e as necessidades dos irmãos. “Quanto à coleta em favor dos santos, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês reserve o que conseguiu poupar. Assim não será preciso esperar minha chegada para fazer as coleta” (1ºCor. 16, 1-2).

Que o bom Deus nos ajude nesta missão. Um abraço fraternal e minhas orações.

Pe. Antonio Rodrigues

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

Letra do Hino da Campanha da Fraternidade 2024/ CNBB

Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8)

Letra: Douglas Diego Palmeira Rocha

1. Conduzidos a este deserto, (cf Mc 1, 13)
Deus nos chama à libertação (cf Ex 3,8; 20,2)
da indiferença e divisão:
“Onde está tua irmã, teu irmão?” (cf Gn 4,9)
“Eis a hora! O Reino está perto,
Crê na Palavra e na conversão. ((Mc 1,15)

REFRÃO: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)
é palavra de Cristo, o Senhor;
pois a fraternidade humana
deve ser conversão e valor.
Seja este um tempo propício (cf 2Cor 6,2)
para abri-nos, enfim, ao amor!

2. A Quaresma nos chama a assumir
um amor que supera barreiras, (FT 1)
desejando abraçar e acolher, (FT 3)
se estendendo além das fronteiras, (FT 99)
rompendo as cadeias que isolam,
construindo relações verdadeiras. (FT 62)

3. Misericórdia, pecamos, Senhor, (Sl 50,3)
sem no outro um irmão enxergar.
Mas queremos vencer os conflitos,
pela cultura do encontro lutar. (FT 30)
Em unidade na pluralidade,
um só Corpo queremos formar! (cf 1Cor 12,12-31)

4. O Senhor nos propõe aliança (Gn 9,8-15)
e nos trata com terno carinho. (Sl 102,4)
Superemos divisões, extremismos
ninguém vive o chamado sozinho. (FT 32)
Só assim plantaremos a paz:
“Corações ardentes e pés a caminho” (cf Lc 24, 32-33)

5. “Alarga o espaço da tenda” (Is 54,2)
e promove a amizade social, (cf EG 228)
vence as sombras dum mundo fechado,
construindo Igreja sinodal.
Convertidos, renovados veremos
novo céu, nova terra, afinal. (Ap 21,1-7)