- Diocese de Viana - https://diocesedeviana.org.br -

Comunicadores do Regional NE V realizam encontro anual

A Pastoral da Comunicação do Regional NE realizou de 23 a 25 de Agosto, o encontro anual de comunicadores cristãos. O mesmo foi realizado no Centro de Treinamento João Paulo II, Morro do Alecrim, na cidade de Caxias, com o tema “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, temática da Mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado este ano. O encontro contou com a presença de 50 participantes, entre bispos, padres, diáconos, seminaristas e agentes da Pascom de 06 dioceses: Caxias, Viana, Grajaú, Bacabal, Imperatriz e Arquidiocese de São Luís. Na programação assuntos relevantes para a nossa Igreja além do tema central do encontro que foi explanado por Dom José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Luís e Bispo referencial da comunicação do NE V, outros assuntos abordados foram: Romaria da Terra e das Águas 2019, cujo tema é, “Água e terra, fonte de vida, dons de Deus e direito de todos”, com assessoria de Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Caxias. A REPAM, Plano estratégico de comunicação nacional e regional e o Sínodo para Amazônia, “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma
ecologia integral”, conduzido por Paulo Martins, assessor de comunicação da REPAM nacional. E ainda foi apresentado o tema sobre Articulação e implantação da PASCOM, com assessoria do Pe. Edinaldo Pereira, diocese de Imperatriz e ex Coordenador Regional da PASCOM NE V.

Vale ressaltar que durante o encontro teve momentos de espiritualidade, como a Hora Santa pela Comunicação e Missas. Também foram trabalhados temas de reflexões teóricas e oficinas práticas no campo da comunicação à serviço da missão na Igreja, como fotografia e rádio, tendo como assessores, Paulo Martins e Josafá Ramalho.

Dom José Belisário, apresentou ainda nova coordenação da Pascom do NE V, que até então foi conduzida nos últimos 04 anos, pelo padre Ednaldo Pereira, coordenador, e a vice Duda Garces. A nova coordenação que conduzirá a comunicação nos próximos 02 anos no NE V ficou estruturada assim:

– Coordenador: Paulo Victor(Arquidiocese de São Luís)

– Vice- coordenadora:
Rianny Farias(Diocese de Viana)

– Secretários:
Duda Garces(Arquidiocese de São Luís) e Carlos Veras(Diocese de Bacabal)

– Tesoureiros:
Padre Ednaldo Pereira(diocese de Imperatriz) e João Luís Júnior(Diocese de Caxias)

– Assessor espiritual:
Padre Ribamar Cavalcante(Diocese de Caxias)

– Bispo referencial:
Dom José Belisário(Arquidiocese de São Luís)

Pastoral da Comunicação do Regional NE V

 

 

 

Fonte da noticia: Pascom Regional NE 5

Texto: Duda Garcês – Arquidiocese São Luis