Mensagem do Bispo

Escudo: Cortado em ondas; I de azul e II de vermelho. Brocante sobre os campos, uma flor-de-lis da qual brota, como pétala central, uma cruz, sendo tudo de ouro; acompanham essa alegoria litúrgica, três ipsilions, com cabeça, do mesmo metal, sendo dois dispostos sobre a divisória do escudo e um sobre o contra-chefe.
Insígnias: Mitra dourada, forrada de vermelho, ostentando uma cruzeta de prata na fronte; Báculo e Cruz Processional, ambos de ouro.
Os campos do escudo apresentam cores da liturgia que representam, no azul o plano espiritual e no vermelho a vida temporária. Assim fica assinalada a Vida Plena que se consagra na Salvação.
A flor-de-lis simboliza Maria e a Cruz que brota do seu interior é falante de Cristo, Seu Sagrado Filho. Portanto, a flor-de-lis retrata, por sua pureza, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese de Viana, Mãe de Deus e da igreja, Rainha do Universo e Guia da Nova Evangelização
A linha ondeada, divisória do escudo, lembra a Cidade, Sede Diocesana, pelo lago de Viana. Os três iplsilons - símbolo genérico do homem - aludem as três raças que se harmonizaram e vivem no Maranhão, com as graças de Deus, conforme a simbologia principal desse Estado, bem expressa na sua Bandeira Republicana, em vigor.
Foi realizado nos dias 17 e 18 de março – o Retiro Espiritual para ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística
e Exéquiasda Dioceses de Viana, áreas Pindaré e Lagos. O retiro foi na Paróquia Santo Antônio na cidade de Santa Inês.
Este ano o encontro teve como Tema: Viver a Eucaristia no cotidiano da vida. A assessoria ficou sob a responsabilidade do Pe. Luis Fernando, da cidade Pindaré-Mirim, com a participação do Pe. Nelcino e mais de 200 ministros extraordinários, da Paróquia Santa Rita participaram 25 ministros. Foram dois dias de ricos conhecimentos sobre a Sagrada Eucaristia e o papel do MECEE dentro da Comunidade.
Durante todo o sábado (17) os padres Luís Fernando e Nelcino enriqueceu o retiro falando sobre o tema abordado e encerramos o dia com a Santa Missa às 19h30com a instituição de novos MECEE.
O domingo teve início com a Santa Missa às 07:30h com a renovação do ministério e logo após a Santa Missa houve uma plenária para explanação das Diretrizes Gerais para o desempenho do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão e Exéquias, direcionada pelo assessor eclesiástico Pe. Nelcino.
Houve também a votação entre os ministros para a escolha do novo coordenador diocesano do ministério, e foi eleita a irmã Narcisia da Paróquia Santo Antônio de Santa Inês.
O retiro encerrou ao meio-dia com o almoço entre os irmãos.
A Pascom deseja aos novos ministros extraordinários instituídos as boas-vindas ao ministério e que juntos aos demais possam fazer o trabalho base do ministério que é levar a presença real de Jesus Cristo a todos, e em especial aqueles que não podem mais, por problemas diversos, ir a Santa Missa.
Fonte: Diário de Santa Rita de Cássia
Deixe uma resposta