História

Na década de 40, Dom Carlos Campelo de Vasconcellos Motta, arcebispo do Maranhão, visitou a paróquia de Viana. Surgiu a ideia da criação da Diocese de Viana. O Pároco, Pe Manoel Nunes Arouche iniciou a construção do Bispado.

Dom Carlos Campelo foi para São Paulo e somente em 1962, o ilustre Arcebispo de São Luís, Dom José de Medeiros Delgado retornou o assunto. Sendo Pároco de Viana, Pe. Eider Furtado da Silva, foi criada a diocese de Viana pelo Santo Padre o Papa João XXIII.

A nova diocese era composta pelas paróquias de São Bento de Bacurituba, São Vicente Ferrer, São Sebastião de Matinha, Nossa Senhora da Conceição de Viana, São José de Penalva, São Francisco Xavier, de Monção; São Pedro Apóstolo de Pindaré Mirim.

Os padres eram: Pe. Francisco Chagas Vasconcellos, Pe. Heitor Piedade Júnior, Pe. Wilson Nunes Cordeiro e Pe. Eider Furtado da Silva.

O primeiro Bispo Sagrado em 1963 foi Dom Hamleto Di Angelis, que morreu em 1967.

Mons. Mário Cuomo foi então nomeado administrador da diocese até a designação do novo bispo.

Em 1969 foi eleito o segundo bispo da diocese Dom Francisco Hélio Campos, que morreu em 1975.

Dom Adalberto Paulo da Silva, terceiro bispo, toma posse em 1975 foi transferido para Fortaleza – CE.

Dom Ricardo Paglia, Bispo de Pinheiro, nomeado como administrador da Diocese vem continuar o pastoreio desta Igreja Particular.

Dom Xavier Nascido: 16 de março de 1935, então bispo auxiliar de São Luís, tomou posse no dia 20 de março de 1998. (atual bispo emérito)*

Bispo Diocesano: Sebastião Lima Duarte (atual bispo diocesano)
Nascido: 03 de abril de 1964
Ordenação Presbiteral: 30 de novembro de 1991/ Carutapera – Maranhão
Sagração:18 de setembro de 2010 / Carutapera – Maranhão
Posse em Viana: 25 de setembro de 2010

Atualmente a Diocese de Viana Regional CNBB Nordeste V esta organizada em (02) duas áreas pastorais: Área Pastoral do Pindaré e Área Pastoral dos Lagos e (07) sete setores; num total de (27) vinte e sete paróquias.
PARÓQUIAS DA ÁREA PASTORAL DO PINDARÉ: SETOR I-Paróquia da Transfiguração “Bom Jesus das Selvas” Paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis “Buriticupu” Paróquia Santa Luzia (Terra Bela) “Buriticupu” Paróquia São José Operário “Arame (Faísa)” SETOR II-Paróquia São Francisco de Assis “Alto Alegre do Pindaré” Paróquia Santuário de Santa Luzia “Santa Luzia” Paróquia São José Operário  Tufilândia”  SETOR III-Paróquia Santa Inês “Santa Inês” Paróquia Santo Antônio “Santa Inês” Paróquia São Cristóvão “Santa Inês” Paróquia São Pedro Apóstolo “Pindaré-Mirim” SETOR IV-Paróquia Nossa Senhora da Conceição” Bela Vista do Maranhão” Paróquia São João Batista “Igarapé do Meio” Paróquia São Francisco Xavier “Monção” Paróquia Imaculada Conceição “Conceição do Lago Açu”.
PARÓQUIAS DA ÁREA PASTORAL DOS LAGOS: SETOR I-Paróquia São João Batista “São João Batista” Paróquia São Vicente Ferrer “São Vicente Ferrer” Paróquia Nossa Senhora das Mercês “Cajapió” Paróquia São Bento “Bacurituba” SETOR II-Paróquia São José “Penalva” Paróquia São Sebastião “Matinha” Paróquia São Benedito “Olinda Nova do Maranhão”. SETOR III– Paróquia Nossa Senhora de Nazaré “Vitória do Mearim” Paróquia São Benedito “Cajari” Paróquia Nossa Senhora de Nazaré “Viana” Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição “Viana” Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário “Pedro do Rosário”