Pastoral do Dízimo
  • A+
  • a-

DIZIMO: Testemunhos que incentivam

Pastoral do Dízimo

Formação
O que é dízimo?

Dízimo é a devolução a Deus de uma pequena parcela dos nossos bens em forma de ação de graças pelo muito que d’Ele recebemos. Senhor (Lv 27, 30).
Jesus disse:
“ Recebestes de graça, de graça dai” (Mt 10, 8-10)
“Dai a César o que é de Cézar e a Deus o que é de Deus” (Mc 12, 17)
O Dízimo deve ser visto como um dom de Deus. Dom que nos torna abertos para receber a graça de Deus.

- Quanto devo dar de Dízimo? –
Quando somos questionado sobre a porcentagem do Dízimo, devemos citar a carta de São Paulo aos Coríntios:

“ Cada um dê conforme o impulso do seu coração, não dê de má vontade ou constrangido, pois Deus ama quem dá com alegria” ( II Cor 9, 7)
As orientações de São Paulo servem para nossas Comunidades nos dias de hoje. Por isso, cada um deve se questionar e decidir o quanto deve dar de Dízimo.
A Igreja Católica, no Brasil, sempre sensível ás necessidades do povo, pede que cada um de conforme o seu coração, de acordo com sua consciência.
“ Deus merece o melhor que temos. E o melhor que podemos é oferecer o máximo que podemos oferecer”

- Por que você deve ser dizimista? –
Porque a Comunidade é sua!
Você tem aqui a sua casa, batiza aqui seus filhos, usa esta Igreja para a catequese e a primeira comunhão. Aqui você reza, agradece a Deus, manda celebrar Missa de louvores, de ação de graças e nos momentos de dor, aqui também reza pelos ente queridos.
“As bênçãos divinas não lhe faltarão.”

- Para onde vai o dinheiro do Dízimo? –
O dinheiro do Dízimo, que nós levamos à Igreja vai para as seguintes finalidades:
Finalidade Religiosa
A finalidade religiosa do Dízimo tem por fim a manutenção da parte religiosa da Igreja. Olhar o Altar com uma toalha linda, velas bonitas e o som funcionando de acordo. 
Finalidade Social
O Dízimo também tem a a finalidade de atender a todos que por motivos diversos não podem prover seu sustento.
Finalidade Missionária 
Parte do Dízimo que levamos à Igreja é destinado á Diocese, na manutenção do seminário para a formação de novos padre, consagrados e leigos.

- Diferença entre o Dízimo e a Oferta –

Dízimo: é um compromisso mensal regular com a Igreja. É aquela parcela que todos mês devolvemos a Deus através da Comunidade, calculada sobre a renda mensal. E sendo entregue regularmente, possibilita à Paróquia atender todas a despesas mensais da Evangelização.
Oferta: é algo que se dá além do Dízimo. Por exemplo: As ofertas que se colocam nas Missas ou Celebrações da Palavra. Ou mesmo ofertas dadas na Comunidade. Pois bem, essas ofertas não são dízimos. São ofertas ocasionais.
Dízimo é ter confiança em Deus…
… “ portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam preocupados com essas coisas. O Pai de voçês, que está nos céus, sabe que vocês precisam de tudo isso. Pelo contrario, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essa coisas” (Mt 6, 31 – 33)
Devolver o Dízimo é muito mais que uma obrigação, é a própria vivência do grande mandamento do Amor:

“AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMO” (JO 15, 12).

Assim diz a Bíblia:

“Todos os dízimos da Terra são propriedades do Senhor… São coisas consagradas ao
Testemunho: A comunidade Nossa Senhora das Graças, na Paróquia São Pedro Apóstolo, na sua maioria é de aposentados, contudo o dízimo devolvido é um verdadeira resposta de confiança e agradecimento a Deus, pois todos os dizimistas manifestam com palavras e atitudes a alegria de ser dizimista.

E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes".

(Mateus 25,40) Quando você devolve o dízimo com fidelidade, quando você se coloca a serviço do Evangelho, a sua paróquia terá condições de colocar em prática todos os planos pastorais, inclusive a dimensão social, que é: ir ao encontro dos necessitados, amenizando o sofrimento, mostrando o rosto de Deus através da solidariedade.

SEJA DIZIMISTA FIEL, SERÁS FELIZ, E SUA PARÓQUIA IRÁ BEM. Deus lhe abençoe!


Diác. Zeca
PASTORAL DO DIZÍMO DIOCESANA