Reflexão Diária
  • A+
  • a-

TRÁFICO DE PESSOAS

O tráfico de pessoas é uma pratica antiga, que remete ao comercio de negros para fins de escravidão. Este fenômeno perverso adquiriu novas formas nos dias de hoje, representando, atualmente, grave ofensa aos direitos humanos. Sua forma mais disseminadas são o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, trabalho escravo e remoção de órgãos.
De acordo com as pesquisas promovidas pela OIT(Organização Internacional do Trabalho)o perfil da vitima de trafico é de pessoa jovem (entre 18 a 30 anos) afro descendentes e com baixa escolaridade. Segundo a ONU estima-se que 80 % das vitimas são usadas na prostituição,  20% no trabalho forçado. Isso gera um lucro de US$ 30 mil dólares por pessoa, somando cerca de 31,6 bilhões anuais.

Entre as motivações das vitimas que possibilitam o aliciamento estão à ambição, a falta de perspectiva, a desinformação, a pobreza, a posição atual (prostituição) e a desestruturação familiar. Entre as motivações do aliciador estão à alta rentabilidade, o baixo risco e a impunidade.

O tráfico de seres humanos é a terceira atividade do crime organizado mais rentável, perdendo apenas para o trafico de armas e drogas. No Brasil essa prática é bastante usada por essas redes de traficantes e as principais vitimas do tráfico de seres humanos no nosso país são mulheres, que acabam abastecendo as redes internacionais de prostituição.
A estimativa é que hoje exista no Brasil mais de 200 rotas do tráfico de seres humanos.  As quadrilhas utilizam as rodovias federais como meio de consecução. O transporte dessas pessoas é feitos em ônibus e caminhões fretados, carros de passeios e ônibus interestaduais, para burlar as fiscalizações. A PRF (Policia Rodoviária Federal) tem se esforçado no combate a esse crime criando núcleos de operações especiais e com a cooperação de outros órgãos do governo.
o Brasil as pastorais sociais estão se organizando junto a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), para que possa ter uma Campanha da Fraternidade abordando esse tema que muitas vezes é desconhecido pela sociedade e hoje esta sendo mostrado como acontece numa novela de uma famosa rede de TV do Brasil.

 Belfort Junior
(RCC – Santa Inês)