Obrigado Papa Bento XVI

A Igreja, mas também toda "Orbe" - o mundo - ficou sabendo da "Urbe" - a partir de Roma - que o Papa Bento XVI renunciou ao ministério petrino. A diocese de Viana, na pessoa do seu bispo diocesano, vem a público agradecer a Deus e a Bento XVI pelo que foi realizado em favor da Igreja, nos ajudando a dar razão à nossa fé; mas também as graças recebidas ao longo do ano passado, 2012, através das Indulgências Plenárias por ocasião do Jubileu de Ouro da diocese e dos 5 anos do Santuário de Santa Luzia, assim como as bênçãos dispensadas sobre nós. Bento XVI deu rosto de Igreja mais maranhenses ao nomear bispos do clero local para exercer o episcopado aqui mesmo e ensinou a todos nós que o 'humilde servo na vinha do Senhor' teve a capacidade de examinar o peso da responsabilidade e a ombridade de dizer não dou mais conta. Seguiu o exemplo de Celestino V, em 1294, ao renunciar, mesmo que Gregório XII, seja o último que deixou o cargo a contragosto, em 1415. Tendo combatido o bom combate, não perdeu a fé e certamente continuará 'servindo a Igreja de todo coração, com uma vida consagrada à oração', como disse ele mesmo. Parabéns pelo testemunho fiel, Papa Bento XVI, e pelo belo exemplo deixado à Igreja e seus pastores. Que Deus seja sua força!

Bento XVI anuncia renúncia

paparenuncia2013A Rádio Vaticano divulgou a informação de que o papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que renunciará ao cargo no dia 28 de fevereiro. Eis o texto integral do anúncio:

“Caríssimos Irmãos, convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, quer do corpo, quer da mente; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.