Lançamento do site da Diocese de Viana

Mensagem de Dom Sebastião Lima Duarte

Lançamento do site da Diocese de Viana

Caríssimos Irmãos e Irmãs, na Festa de Pentecostes, quando todos celebram fervorosamente o nascimento da Igreja, no fogo partilhado do Espírito, o novo ungüento, a nossa diocese de Viana, lança oficialmente o seu Site: www.diocesedeviana.org.br que será sinal da comunhão entre nós e desvelo da nossa ação evangelizadora. Não posso negar a alegria que sinto em ver as idéias se transformarem em realidade e ao mesmo tempo ver as possibilidades que surgem para comunicar, informar e relacionar-se numa rede de comunhão e participação. Maria diria “minha alma engrandece ao Senhor e exulta meu espírito em Deus meu Salvador”.

Na Instalação do Conselho Diocesano de Pastoral, no dia 03 de janeiro de 2011, depois de termos tomado conhecimento da realidade das pastorais, movimentos e ministério, encaminhamos equipes com missão de rearticularem pastorais enfraquecidas, a comunicação foi uma delas. No início pensamos num instrumento que facilitasse a socialização das informações, atividades pastorais, um Jornal. Mas ganhou força o uso das redes de computadores para alcançarmos nossos objetivos, pois “há que reconhecer hoje um papel crescente à internet, que constitui um novo fórum onde fazer ressoar o Evangelho, na certeza, porém, de que o mundo virtual nunca poderá substituir o mundo real e que a evangelização só poderá usufruir da virtualidade oferecida pelos novos meio de comunicação para instaurar relações significativas, se chegar ao encontro pessoal que permaneça insubstituível”. (Verbum Domini, 113)

A Organização Pastoral da Diocese em duas grandes áreas e sete setores, assim como em vinte e seis (26) Paróquias e dois Setores Missionários, uma população superior a seiscentos mil habitantes exige de nós agilidade e eficiência na ação pastoral. E a comunicação é indispensável pra esse intento: “Na aldeia global, todavia, a práxis comunicativa tende a enfatizar o nexo, a rede, a conectividade...”(A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, 25).

Caríssimos e Caríssimas, agradecendo à PASCOM da diocese, na pessoa do Diácono Ferdnando Costa que a coordena e todos os outros membros, peço a todos os diocesanos particularmente os padres, os diáconos, as religiosas que se sintam parte não somente acessando, mais contribuindo com informações, reflexões,artigos e etc. A todos os nossos Leigos e Leigas que sejam assíduos ao valorizar este instrumento de comunicação. Aos irmãos (as) internautas desde já agradecemos pelo acesso e interesse pela nossa diocese.

Que Nossa Senhora, da Conceição, que levou alegria a Isabel e ao casamento de Caná na Galiléia, anime nossas vidas de seguidores e missionários do Cristo, para que comuniquemos a todos o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Com muitas bênçãos do Céu!

+ Dom Sebastião Lima Duarte - bispo de Viana