Posse de Pároco

RITUAL DE POSSE DE PÁROCO

I- RITO DE ENTRADA

- Comentário inicial

- Canto e procissão de entrada

- Saudação inicial do presidente

- O presidente manda ler o DECRETO de nomeação do pároco

- Ato penitencial

(- Glória?)

- Oração da coleta

II- LITURGIA DA PALAVRA

- Motivação à escuta da Palavra

- Leitura(s) e Salmo

- Comentarista: Antes da aclamação ao Evangelho, o novo pároco se aproxima do bispo para receber o Livro dos Evangelhos, pedir a bênção e depois proclamará do ambão a Leitura do Evangelho.

Bispo: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas.

– Homilia

- Comentarista: Neste momento o Padre..., fará a renovação de suas promessas sacerdotais. Ele será interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe será entregue.

III - RITUAL DE POSSE

a) RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

Bispo: Filho caríssimo diante do povo que será entregue aos seus cuidados, renova o propósito presbiteral. Queres desempenhar sempre o seu cargo, como cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, com a direção do Espírito Santo?

Padre: QUERO.

Bispo: Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo, para louvor e glória de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?

Padre: QUERO.

Bispo: Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, Sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser como Ele consagrado a Deus para salvação das pessoas?

Padre: QUERO.

Bispo: Queres com dignidade e sabedoria desempenhar o ministério da Palavra proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica?

Padre: Quero, com a graça de Deus.

Bispo: Prometes obediência a mim e aos meus sucessores?

Padre: PROMETO

Bispo: Deus, que lhe inspirou este bom propósito, o conduza sempre mais à perfeição.

PROFISSÃO DE FÉ

Comentarista: Conforme determina a disciplina da Igreja, o fiel chamado a exercer um cargo em nome da Igreja deve emitir a Profissão de Fé, segundo a fórmula aprovada pela fé da Igreja. É o que fará agora o Padre...de joelhos diante do altar:

b) ENTREGA DOS SÍMBOLOS

Comentarista: Agora o novo pároco receberá alguns símbolos para bem desempenhar a sua missão

- CHAVES DA IGREJA

Comentarista: O novo Pároco recebe as chaves da Igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar.

Bispo: Recebe as chaves da Igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom pastor, do qual foste constituído ministro.

- BATISTÉRIO (Instrumentos que se usa no batismo)

Comentarista: Entre os ofícios do Pároco está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo.

Bispo: Recebe os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste Sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.

- SACRAMENTO DA PENITÊNCIA OU CONFISSÃO (a estola roxa)

Comentarista: Uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse Sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus.

Bispo: Recebe o instrumento para a administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.

- Toca o sino, se houver e se for possível

- CHAVES DO SACRÁRIO

Comentarista: A vida dos fiéis é alimentada e sustentada pela Eucaristia. Por isso o novo pároco recebe a chave do Sacrário, indo até à Capela do Santíssimo e o abre, fazendo uma breve adoração

Bispo: Lembra-te de que a Eucaristia é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, zela com todo o cuidado para que e Eucaristia seja o centro de toda a sua ação pastoral e de toda a vida da paróquia.

- SEDE PRESIDENCIAL

Comentarista: Jesus preside a comunidade. O Bispo preside toda a Diocese. E o Pároco em nome o Bispo e de Jesus preside a comunidade paroquial. A sede da presidência é entregue ao novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá.

Bispo: Recebe a Sede Presidencial e em nome de Cristo e da Igreja presida com alegria e dedicação esta porção do Povo de Deus que hoje lhe é entregue.

c) JURAMENTO DE FIDELIDADE

Comentarista: O novo pároco já fez a Profissão de Fé, base da missão que lhe foi confiada. Agora fará o juramento de fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé.

d) ENTREGA DO DOCUMENTO DE NOMEAÇÃO

Comentarista: Em nome da toda a comunidade é entregue neste momento o Documento de Nomeação do novo Pároco e o presidente o acolhe com um abraço, assim como todos os padres e diáconos presentes, em nome de toda Assembléia.

IV - ORAÇÃO DA COMUNIDADE/PRECES

V - LITURGIA EUCARÍSTICA E COMUNHÃO

VI - SAUDAÇÕES ao novo Pároco e palavras do novo Pároco.

VII - RITOS FINAIS