Pastoral da Juventude

DNJ - Setor III da Área Pastoral do Pindaré

O Setor III da Área Pastoral do Pindaré da Diocese de Viana realizou no último domingo (15), o Dia Nacional da Juventude (DNJ). A programação durou todo o dia, promovendo um reencontro dos jovens das quatro paroquias que fazem parte do Setor: São Cristóvão, Santa Inês, Santo Antônio e São Pedro apóstolos de Pindaré. O dia festivo aconteceu na Escola Municipal Humberto de Campos no Bairro São Benedito em Santa Inês.
O DNJ foi iniciado às 8h com a acolhida da juventude na Escola. Após o credenciamento para as oficinas, todos participaram da abertura oficial. A coordenação do Setor, pensando na formação dos jovens, realizou quatro oficinas  com os temas: Afetividade e Sexualidade, Maioridade Penal, Educação Transito e Identidade Pejoteira.

Fotos: Na quadra poliesportiva da Escolha Humberto de Campos, jovens iniciam DNJ 2015

Em seguida, no momento de animação conduzido pela Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude, Denyse Nunes, a juventude dançou, cantou, louvando ao Senhor do jeito jovem. Finalizando a programação pela manhã foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Padre Jorge Guimarães Scj, Vigário paroquial da paroquial São Pedro Apostolo. Após a missa houve o intervalo para o almoço. Na programação a tarde, foi o momento da juventude conhecer a historia dos DNJ’s. Este ano celebramos 30 anos  de existência do Dia Nacional da juventude, refletindo o tema“Juventude construindo uma nova sociedade”.
“Participar de mais uma festividade de Dia Nacional da Juventude, em especial o trigésimo ano de DNJ’s , sem dúvidas foi muito emocionante” destacou a Pejoteira Lucy Araujo da Paroquia São Cristóvão.

No DNJ de 2015 do Setor 3 da Área do Pindaré, vivemos grandes momentos de animação e oração. Esta intimidade com Deus no fortalece a cada dia e nos leva a paz interior. Me vêm à mente as palavras na homilia de Padre Jorge “Muitas pensam que vocês estão aqui estragando o domingo de vocês. Vocês poderiam está em outros lugares do mundo, mas cada um escolheu está aqui” e estas palavras também nos impulsionaram a ganhar força de vontade para construir uma nova Sociedade através daquele que está acima de tudo, o Deus que nos envia para Missão.

O DNJ desde ano tinha como objetivo nos motivar a ser uma “Igreja em Saída” e este dia nos motivou a ser uma Juventude missionária que busca a tão sonhada Civilização do Amor.

Valeu todo o trabalho cansativo e a dedicação do antes, durante e depois. A correria só não foi maior que o amor pela PJ, pela Missão e pela palavra de Deus. O dia em que mais uma vez foi comprovado a união das Juventudes que compõem as quatro paróquias deste setor, união essa que nos trouxe novas amizades em Cristo, encontro e reencontros e a certeza que temos uma paixão em comum. A Igreja Católica através da Pastoral da Juventude valoriza seus jovens e seus talentos, o lugar onde podemos nos expressar, pois temos vez e voz.

Deixo a simples frase que sempre usava durante a preparação para este evento “esta equipe me emociona” e com imensa alegria afirmo “este DNJ me emocionou e deixou a certeza que nós jovens estamos motivados a construir uma nova sociedade.”
São 30 anos de Dias Nacionais da Juventude, 30 anos de PJ no Maranhão, 30 anos de emoção, 30 anos de Missão. Missão é vida e vida é sentido para PJ.