Rito do Crisma

CRISMA - RITO DA CELEBRAÇÃO NA MISSA

·         Ornamentação: Própria ou adaptada à festa solene

·         Motivação: Pode ser própria, se em dias feriais, e adaptada se em dia festivo de guarda

I.                   APRESENTAÇÕES

·         Apresentação dos(as) crismandos(as)

Terminada proclamação do Evangelho o pároco ou pessoa delegada apresenta os crismandos que podem ser chamados pelo nome ou não, mas que devem ficar em pé, e pede que sejam crismados; bispo ou seu delegado se alegra em acolhe-los e aceitar o pedido;

·         Apresentação dos padrinhos e madrinhas

Após homilia são apresentados a quem preside, os padrinhos e as madrinhas; são acolhidos e encorajados a permanecerem firmes no testemunho e no compromisso; ao que dizem juntos: “demos graças a Deus!”.

II.                RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS

·         Conforme organizado, acendem-se as velas no círio e em pé aguardam, enquanto se pode cantar mantra de luz;

·         Renúncia

- Para viver na liberdade de filhos de Deus, renunciais ao pecado?

Resposta no singular: Renuncio

- Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?

- Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?

·         Profissão de

- Credes em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

- Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

- Credes no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que hoje, pelo sacramento da Confirmação, vos é dado de modo especial, como aos Apóstolos, no dia de Pentecostes?

- Credes na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

Conclusão: Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, síntese de tudo que precisamos crer para vivermos a salvação recebida no Batismo, e que vocês com muita propriedade e convicção rezaram, razão de nossa alegria em Cristo nosso Senhor.

T - Amém.

III.             IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Roguemos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso, que derrame o espírito santo sobre estes seus filhos e filhas adotivos, já renascidos no batismo para a vida eterna, a fim de confirmá-los pela riqueza de seus dons e configurá-los pela sua unção ao Cristo, filho de Deus.

(Todos rezam um momento em silêncio. O bispo impõe as mãos sobre todos os confirmandos)

Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer estes vossos servos e servas, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e piedade e enchei-os do espírito do vosso temor. Por Cristo, nosso Senhor.

IV.             UNÇÃO COM ÓLEO DO CRISMA

Presidente: N..., RECEBE, POR ESTE SINAL, O ESPÍRITO SANTO, O DOM DE DEUS.

Crismando(a): Amém.

Presidente: A paz esteja contigo.

Crismando(a) tocando no ombro esquerdo de quem preside diz: E contigo também.

V.                BENÇÃO PRÓPRIA