Campanhas e Coletas

QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS

Recebi da nossa Igreja diocesana de Viana, o encargo de coordenar as campanhas e as coletas realizadas ao longo do ano litúrgico. Estas campanhas e coletas visam promover a solidariedade, a partilha e a comunhão entre os fiéis, os bispos e o Santo Padre. Esta rede de solidariedade tem sido um gesto eficaz da nossa corresponsabilidade no cuidado pela casa comum e por toda a Igreja.

As campanhas e as coletas da nossa Igreja são:

1)    CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Visa promover a reflexão, na busca da conversão durante a quaresma, culminando com o gesto concreto da coleta da solidariedade no DOMINGO DE RAMOS. Neste ano será no próximo dia 09 de abril. O objetivo é promover e apoiar os projetos sociais da Igreja Católica no Brasil.

2)    COLETA PARA OS LUGARES SANTOS: É realizada sempre na sexta-feira santa após o beijo da cruz. Esta coleta é realizada no mundo inteiro em prol dos irmãos que vivem na terra santa, em especial a palestina e no oriente médio,  que passam necessidade e vitimas da perseguição religiosa.

3)    COLETA DE PENTENCOSTES: É uma coleta diocesana e extraordinária que acontecerá na solenidade de Pentecostes, no dia 04 de junho com o objetivo de ajudar e organizar as pequenas comunidades rurais e as CEBs da nossa diocese.

4)    COLETA “OBOLO DE SÃO PEDRO”: É a coleta mais antiga da Igreja, tem como objetivo possibilitar o Santo Padre ajudar os mais necessitados do mundo, as vitimas de catástrofes e as obras de formação dos padres nas áreas mais pobres do mundo, em especial a África, regiões da Ásia e regiões da América Latina.

5)    COLETA VOCACIONAL: Sempre acontece no último domingo de agosto, mês vocacional, neste ano será dia 27 de Agosto. O objetivo desta coleta é promover a pastoral vocacional e a formação dos nossos seminaristas – futuros padres da nossa diocese.

6)    COLETA MISSIONÁRIA: É uma coleta que acontece em todas as comunidades católicas no mundo inteiro no 4º domingo de outubro – dia mundial das missões - organizada pela Pontifícias Obras Missionárias, tem  a finalidade de promover  os trabalhos missionários nas regiões do mundo denominadas “ terras de missão” ou seja lugares marcados por guerras, graves injustiças e pouca presença da igreja católica.

7)    COLETA DA EVANGELIZAÇÃO: Realizada no 3º domingo do advento, neste ano será dia 17 de dezembro. Organizada pela CNBB com a finalidade de promover o anuncio do Evangelho em nosso país, especialmente nas regiões mais pobres e com pouco presença e assistência  de religiosos e sacerdotes.

Concluo com as palavras do apostolo Paulo que necessitou da ajuda das comunidades para o anuncio do evangelho e as necessidades dos irmãos. “Quanto à coleta em favor dos santos, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês reserve o que conseguiu poupar. Assim não será preciso esperar minha chegada para fazer as coleta” (1ºCor. 16, 1-2).

Que o bom Deus nos ajude nesta missão. Um abraço fraternal e minhas orações.

Pe. Antonio Rodrigues - Coodenador diocesano de Campanhas e Coletas - e Equipe toda

N.B:

1. Ao longo da semana vamos refletir sobre a campanha da fraternidade;

2. No DIA dessas Campanhas e Coletas, tudo que for depositado pelos fiéis e pastores deve ser destinado integralmente à sua finalidade.