Palavra do Pastor
  • A+
  • a-

Conselho Diocesano de Pastoral

Diocese de Viana- Regional NE 5

Praça Mons. Arouche, 132, Centro 65215-000 Viana- Maranhão - Fone: (98) 3351-1174

Relatório da Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral - Data: 04/03/2017- Paróquia Santo Antonio

           Aos  quatro dias, do mês de março, do ano de dois mil e dezessete, reuniram-se em Santa Inês, paróquia Santo Antônio, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral para primeira reunião ordinária do ano. A reunião teve inicio com acolhida feita por Dom Sebastião, bispo diocesano, na qual destacou a presença dos novos Conselheiros da PJ, Terço dos homens e novo coordenador da Área dos lagos o Pe José Maria. Em seguida Pe George que coordena da III Prioridade conduziu a oração. Após leitura e aprovação da Ata a pauta foi apresentada e seguiu-se a reunião tratando dos seguintes pontos:

·   Prioridades (o que foi feito em cada prioridade, organização da  coordenação e atividades).

Prioridade I: Pe Olivan, coordenador, falou de reunião da prioridade realizada em fevereiro onde ficou decedido que vão auxiliar a paróquia de  Igarapé do Meio no final de Julho. Como programação da prioridade está agendada o encontro em maio para coordenadores das SMP paroquiais. Ressaltou que de 21 a 23 de abril acontecrá o 26ª Encontrão Regional de Articulação das SMP em Coroatá. Dentro das Missões foi destacado que vai acontecer  a  missão dos 50 anos da presença dos Dehonianos no Maranhão. Em julho acontecerá a missão dos 40 anos das Irmãs Franciscanas de São José em Santa Luzia juntamente com os padres Dehonianos. Por fim falou da sua participação no Encontro Nacional sobre Missão que se realizou em Brasilia, na qual teve como objetivo o estudo do texto do Congresso Nacional de Missão.

Prioridade II: A coordenadora Ir Jack destacou  a formação que aconteceu em dezembro de 2016 com os catequistas, com participação da maioria das paróquias. Pe Claudinei ressaltou os trabalhos da prioridade, lembrando que as ações da prioridade não deve ser só as atividades de Catequese. Após varias discurssões ficou a orientação de reunir com os coordenadores de Setor da prioridade para ver os encaminhamentos, dentre eles a Escola de Formação que está no Plano diocesano de Pastoral.

Prioridade III: Pe George disse que a Equipe se reuniu no mês de fevereiro em Monção, onde foram planejados encontros de formação nas áreas para  trabalhar a dimensão bíblica. No primeiro semestre o Encontro será por área, nos dias 22 e 23 de abril simunltanemente, onde será trabalhada a dimensão da palavra. No mês de  outubro  a formação será  sobre o  Apocalipe. No dia 01 de  abril acontecerá a  reunião com os coordenadores de setores das prioridades , na paróquia Nossa Senhora da Conceição em Viana.

Prioridade IV: Ir Dionisio, falou que estão tentando se organizar e a Equipe é formada pelos coordenadores dos Setores. Aconteceu uma reunião no dia 13 de fevereiro, faltaram alguns setores. A próxima reunião será no dia 19 de junho na Paróquia Santo Antonio. Pe Claudinei ressaltou  a  ação da prioridade para esse ano. Dom Sebastião falou que é preciso fazer um levantamento para saber quem são os conselheiros na diocese que estão inseridos nos conselhos municipais.

Prioridade V:  Segundo Ir Cristina aconteceu uma reunião no dia 11 de fevereiro, esteve presente quatro setores. Nessa reunião ficou decedido que a escola de formação de Fé e Politica vai acontecer nos setores, ficando sob responsabilidade de cada um organizar.

  Comisão Provisória da  Ecologia Social.

         Aconteceu o seminário da REPAM no Maranhão, a diocese participou tanto em Imperatriz quanto em Zé Doca.  Na cidade de Zé Doca teve uma participação maior da diocese. Foram escolhidas pessoas para fazer parte da comissão diocesana, como gesto concreto do seminário. A equipe foi apresentada e aclamada pelo Conselho Diocesano de Pastoral, formado por Daniela ( Monção), Pe Luizinho e Mercia ( Santa Inês), e Leornado (Faisa) . Rhiane Brandão da Pascom diocesana  foi escolhida para fazer parte da Equipe Regional.

·         Assembleia dos Setores

            Aconteceu em todos os setores da diocese a assembleia  nos dias 19 e 20 de novembro de 2016. Todos os coordenadores partilharam as impressões dessas momentos vividos nos em cada setor. Foram destacados como pontos positivos: participação maior das paróquias, integração dos setores, planejamneto das ações e custo baixo para os paróquias. Teve uma participação no total de 482 pessoas no geral.

·         Ano Mariano

Encaminhamnetos das atividades

- 22 de Julho- Encontro do ano Mariano...Viana para todas as paróquias;

- Encerramento do ano Mariano dia 12/12- Meio dia em cada paróquia...

- No mês de agosto a imagem vai está na diocese, de 01-31

 

·         Encaminhamentos das pastorais;

Pastoral Familiar;

          Aconteceu a reunião no  dia 29 de outubro onde estiveram presentes 9 paróquias.  Fizeram um apanhado da situação de cada paróquia, foi sugerido a data de  07 a 09 de julho para assembléia, como sugestão de local Santa Luzia, Bela Vista e Santa Inês. A mesma será planejativa e eletiva, com a participação de  três  casais por paróquia.

Pastoral do Dízimo;

     Os  Encontro diocesano já estão agendados, nas áreas. No dia 11 de março acontecerá a reunião diocesana do dízimo na casa das irmãs Pequeninas. Pe Claudinei  motivou  para pensar em um projeto a nivel de diocese para trabalhar o dizimo no proximo ano, na proxima reunião apresentar o projeto.

Campanhas;

      Pe Antonio Rodrigues é novo coordenador das Campanhas, no total são sete campanhas, incluindo as Universais, Nacionais e Diocesanas. A  equipe vai fazer uma carta de motivação para ser apresentadas nas paróquias.

CF 2017

       Participaram 12 pessoas da diocese do repasse da CF na cidade de Bacabal, alguns setores já aconteceu o repasse. A equipe juntamente com o coordenado irão se reunir para ver as ações concretas da CF.

     Setor Juventude;

          Foi criada uma comissão para articular o setor na diocese, na qual é composta por: Pe Claudinei, Ir Francisca ( pequeninas), Ir Antonio( Lasallista), Lucy (da PJ), Teca pela RCC, um membro de Nova comunidade (Santa Luzia) e Cristina pela coordenação Executiva.

     Ministros:

                   Acontecerá a Assémbleia Diocesana dos Ministros nos dias 17 a 19  de março na paróquia Santo Antonio. Com carater Eletivo e formativo.

·         Momento das Pastorais e Movimentos.

PJ - Mudou a coordenação, ja aconteceu a primeira reunião do ano, nos encontrões de áreas vai acontecer arrecadação de alimentos para Fazenda do Amor Misericordioso e Seminário.

PASCOM - Diacono Ferdnando falou da participação no Encontro Regional com objetivo de organizar o encontro regional em Santa Ines. E a  Pascom diocesana está com os encontros marcados nos setores.

Clero - Pe Jean falou que vai acontecer o retiro anual do clero em santa Inês de 06 a 09 de março e a missão do Clero que se realizará em maio de 23 a 27, em Cajapio.

CRB - Ir Nilsa falou que acontecerá no Sitio dos padres a formação para Religiosos em abril,  esse ano será  formação e no ano de 2018 será  Missão.

Equipe Vocacional - Pe Zé Maria partilhou que  a equipe vocacional está organizada por Área e que Área dos lagos já está formada e na  área do Pindaré ainda estão no processo de organização.

Terço dos homens - Acontecerá a III Romaria diocesana no dia  30 de julho na cidade de Vitória do Mearim e  a formação acontecerá no dia 10 de outubro, em Santa Luzia.

Pessoa Idosa- Marluce falou que a diocese não está com condições financeira de ajudar no deslocamento das pessoas  para fazer os  repasse nas paróquias, mas a pastoral se esforçará na implantação de mais núcleos. 

Dom Sebastião - O bispo comunicou que a diocese está passando por escassez de recursos para manter suas atividdaes pastorais e administrativas. Esse ano o encontro vocacional será a nivel de setor e dois a nivel de área. e somente hum acontecerá a nível diocesano. Ressaltou que as paróquias estão assumindo contribuição para o seminário. Falou da disponibilidade da diocese de Cagliari-Itália enviar um padre para trabalho específico na diocese: nulidade de Matrimonio, pastoral judiciária e familiar e assessoria em outras areas da pastoral. Falou também que por decisão do clero não vai mais acontecer os Encontro de crismados. Por fim falou das tranferências e das posses dos novos párocos:  Pe Antonio Antônio Rodrigues para paróquia Santa Rita, em Buritucu; Pe Isaac Góis, vigário geral, para paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Vitória; Pe Luis Fernado Caires, administratá até 30 de junho a paróquia São Vicente Ferrer, em São vicente Ferrer. O Pe Rosivaldo tendo terminado mestrado em Teologioa Bíblica, na Universidade Gregoriana em Roma, retornará no início de junho para diocese. 

               Nada havendo mais nada a tratar  a reunião foi encerrada as 15h00 com oração e a benção dada por Dom Sebastião.

     Cristina Pereira da Silva

Secretária Diocesana do Conselho de Pastoral