Pastoral do Dízimo

Testemunhar o Dízimo

QUERIDOS IRMÃOS EM CRISTO, PAZ E BEM!

EU SOU DIÁCONO PERMANENTE DA IGREJA CATÓLICA DA DIOCESE DE VIANA.

SOU CASADO E TENHO DUAS FILHAS. ATUALMENTE NÓS QUATRO DEVOLVEMOS O DÍZIMO.

POR QUE?

1º- DEUS ALIMENTA A TODOS NÓS, VESTE A TODOS NÓS. A MINHA RESPONSABILIDADE DE PAI É FRUTO DA MINHA CONSCIÊNCIA, E TUDO QUE EU GANHO DEVO PARTILHAR COM OS MEUS FAMILIARES E COM QUEM NECESSITA.

2º- EU DEVO EDUCAR OS MEUS FAMILIARES PARA VIVEREM A PARTILHA. POIS SE QUISERMOS ADULTOS CONSCIENTES, DEVEMOS EDUCÁ - LOS ENQUANTO JOVENS.

3º - TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA NOSSA IGREJA, POIS SOMOS MEMBROS DA MESMA.

4º - DÍZIMO É AGRADECIMENTO, E DEVE SER INDIVIDUAL, CADA UM DEVE FAZER O SEU AGRADECIMENTO A DEUS.

5º - O QUE EU RECEBO DE SALÁRIO TEM DESTINO CERTO: OS MEUS COMPROMISSOS SOCIAIS. NA IGREJA, O DÍZIMO TAMBÉM TEM DESTINO CERTO: A DIMENSÃO RELIGIOSA, SOCIAL E MISSIONÁRIA.

1 – DIMENSÃO RELIGIOSA- São aquelas necessidades ligadas direta ou indiretamente ao culto. - Manutenção do Templo (Igreja), materiais para as celebrações (velas, vinhos, hóstias, flores, objetos litúrgicos, salários e encargos, atendimento as Pastorais).- Casa Paroquial, Centro pastoral e Centro de Atendimento (pagamento das contas de luz, água, telefone, correios, combustíveis e manutenção de veículos, formação para lideranças, manutenção da casa paroquial, materiais de secretaria, etc.)

2 – DIMENSÃO SOCIAL PROMOÇÃO HUMANA- Dentro da opção evangélica pelos pobres, devemos socorrer aos mais pobres e excluídos de nossa comunidade. Uma Igreja Cristã segue o exemplo de Jesus na caridade e no compromisso com o próximo.

ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL EM NOSSA PARÓQUIA: Trabalhamos na Paróquia com a distribui de alimentos para as famílias mais necessitadas.(Pastoral da caridade)

3 – DIMENSÃO MISSIONÁRIA- Somos responsáveis pelo caráter missionário da Igreja. Por isso uma das finalidades do Dízimo é ajudar na formação dos leigos, em especial aqueles ligados à catequese: (criança e adulto) e formação litúrgica para os missionários da paróquia.

POR SER DIZIMISTA, PARTILHO COM JUSTIÇA E GENEROSIDADE; AJUDANDO A MINHA IGREJA A VIVER O AMOR PREGADO POR JESUS. VENHA FAZER ESSA EXPERIENCIA DE AMOR, SEJA DIZIMISTA.

ABRAÇO FRATERNO DO SEU IRMÃO EM CRISTO.

diácono José de Ribamar (Zeca)