Colégio dos Consultores

DECRETO DE NOMEAÇÃO DO COLÉGIO DOS CONSULTORES

DA DIOCESE DE VIANA

Eu, Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Viana, Província Eclesiástica do Maranhão e Regional CNBB Nordeste V, portador da C.I. nº024170652003-0 e CPF nº271032503-91, Carteira de Identificação Episcopal nº643;

VISTO o Cânon 502 - § 1 do Código de Direito Canônico que diz: “Entre os membros do conselho presbiteral, são livremente nomeados pelo Bispo diocesano alguns sacerdotes, não menos de seis nem mais de doze, que constituam por um qüinqüênio o colégio dos consultores, ao qual competem as funções determinadas pelo direito; terminado o qüinqüênio, porém, ele continua a exercer suas funções próprias, até que seja constituído novo colégio”;

VISTO ainda o Cânon 1277: “Para praticar atos de administração que, levando-se em conta a situação econômica da diocese, são de importância maior, o Bispo diocesano deve ouvir o conselho econômico e o colégio dos consultores; necessita contudo do consentimento desse conselho e também do colégio dos consultores, para praticar atos de administração extraordinária, além dos casos especialmente mencionados pelo direito universal ou pelo documento de fundação”.

COM O PRESENTE DECRETO

NOMEIO O COLÉGIO DOS CONSULTORES

DA DIOCESE DE VIANA

NOS SEGUINTES PRESBÍTEROS:

Pe. Raimundo Nonato Moraes de Oliveira, Vigário Geral

Mons. Benedito de Assis Amaral Meireles, Vigário Episcopal – Área do Pindaré;

Pe. Gabriel Marchesi, Vigário Episcopal – Área dos Lagos

Pe. José Ribamar Silva Santos, Vigário Judicial;

Pe. Edson Pacheco de Almeida, Vigário Episcopal - Vida Consagrada e Religiosa

Pe. Isaac da Silva Góis, Representante do Clero

Pe. Delcimar de França Silva, Reitor do Seminário Maior São Bonifácio

AUTORIZO a Cúria Diocesana providenciar a todos os atos que se fizerem necessários para efetivar o Colégio dos Consultores.

ESTE DECRETO seja colocado entre os atos oficiais da Cúria Diocesana de Viana e seja comunicado a quantos precisarem tomar ciência dele, segundo a norma das leis canônicas e também civis.

Viana, 29 de agosto de 2011, Martírio de São João Batista

Dom Sebastião Lima Duarte