Pastoral da Liturgia

SAGRADA LITURGIA NA DIOCESE DE VIANA

A Liturgia é fonte e ápice da vida cristã, reconhece a Sacrossanto Concílio, o documento conciliar sobre a liturgia. Neste sentido e impulsionado por este evento de agiornamento do início da década de 1960 é que as comunidades espalhadas pelo mundo iniciaram um jeito novo de celebrar o mistério de Jesus. Passaram a realizar a celebração a partir da vida e das cores locais, enfocando a realidade em suas ações litúrgicas.

Contudo a celebração na Igreja é também ação ritual, que guarda a tradição acumulada ao longo dos séculos. Neste sentido, é sempre preciso estar ligado aos preceitos e normas litúrgicas, até para manifestar a comunhão eclesial. Isto se faz de maneira especial através de uma pastoral litúrgica diocesana organizada.

Durante muitos anos estivemos meio parados na organização litúrgica diocesana. Com a chegada de D. Sebastião, ele instituiu o conselho diocesano de pastoral no início do ano de 2011 e ali ficou estabelecido que todas as pastorais que não estivessem articuladas que procurassem se articular. No que toca a liturgia foi montada uma equipe (Pe. Nilton Lima, Claudecy Bastos, Ir. Conceição e Eliane) para iniciar esta articulação. No dia 28 de fevereiro houve uma reunião desta equipe, onde ficou acertado um encontro com representantes de todas as paróquias, o qual aconteceu em Santa Inês, na Casa Diocesana no dia 15 de maio. Neste encontro, estudamos um pouco de organização litúrgica e montamos as coordenações setoriais de liturgia para, a partir destas, a coordenação diocesana. Não montamos ainda as coordenações de áreas.

As coordenações dos setores que estavam presentes ficou assim:

Raimundo Lopes Silva (Santa Luzia) – Setor II – Área do Pindaré

Maria da Natividade Costa Natividade (Pindaré Mirim) – Setor II – Área do Pindaré

Regina Rosa Soeiro Mendes (Viana) – Setor III – Área dos Lagos

Pe. Benedito Ferreira (Vitória do Mearim) Setor IV – Área dos lagos

Falta ver representantes: Área do Pindaré: setor I e III / Área dos Lagos:  I e II

Ficaram acertadas duas datas para a Pastoral Litúrgica Diocesana. A primeira, dia 27 de agosto com os coordenadores de setor, para iniciarmos um projeto de liturgia diocesano a fim de apresentarmos na assembléia diocesana de novembro e elegermos a coordenação diocesana e ainda um curso de formação nos dias de 27 a 29 de maio, para o qual está sendo articulado um assessor da CNBB.

Pe. Nilton Lima
Paróquia Santo Antônio