O tempo voa

Caríssimos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus – o Filho de Maria!

O tempo urge e com ele a pressa ‘que é inimiga da perfeição’, como se costuma dizer, nos faz olhar para frente com o desejo frenético de agarrar o tempo que parece fugir das mãos. Mas, não é ilusão, ta passando mais rápido mesmo e se a gente não se cuidar, deixaremos de fazer grandes coisas, por não fazermos as pequenas: as de cada dia.

No próximo Domingo vamos celebrar o 32° do Tempo Comum e mais duas semanas e já se foi o Ano Litúrgico que termina com a Festa de Cristo Rei do Universo, dia do leigo e da leiga. Dia 27 de novembro, reiniciamos tudo de novo, com o primeiro Domingo do Advento e animados pelo evangelista Lucas percorremos a história da nossa salvação que se estende ao longo de 2012.

Dizia, eu, em uma carta dirigida ao Clero que no próximo ano celebraremos o Jubileu de Ouro de nossa diocese e que nesta caminhada muitas coisas boas foram realizadas, outras pelas circunstâncias precisam ser acomodadas na história e bem outras ainda precisam ser gestadas rumo a novos métodos de evangelização, ao ardor missionário, à presença viva da Igreja como parceira dos pobres e excluídos para que tenham vida e vida em abundância (cf.: Jo 10,10), como quer o Mestre.

Algumas ações já fizemos, como a organização da diocese em áreas e setores, a partilha das responsabilidades com o vigário geral e os vigários episcopais, o protagonismo dos leigos e leigas na missão pastoral com a instalação do conselho diocesano de pastoral, a decisão firme da auto-manutenção através da semana diocesana do dízimo e do trabalho permanente, a priorização dos recursos da diocese para a ação evangelizadora, enviando inclusive gente para encontros e cursos de formação fora da diocese.

Aproveito também desta ocasião para comunicar a todos algumas decisões tomadas a nível de diocese:

1. Adiamento da Assembléia Diocesana: 23-25 de março de 2012, Buriticupu

É do conhecimento de todos que Assembléia aconteceria nos dia 11-13 de novembro, Buriticupu, mas como nem todas as paróquias terminaram a síntese do Questionário, resolvemos DETERMINAR que as paróquias sintetizem as respostas das comunidades e levem impreterivelmente para a Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, dia 07 de janeiro, no Sitio dos Padres.

1. Reunião Extraordinária do Clero

No dia 12 de novembro, 09h00, haverá Reunião extraordinária do Clero, na Casa Diocesana, com participação de todo o Clero da diocese.

1. Adiamentos

Ficam adiadas, lamentavelmente, as Assembléias: do dízimo, da catequese e da pastoral carcerária.

Rogo ao Senhor que nos sustente na caminhada, nos faça solidários com os excluídos e nos conceda a alegria própria de quem é feliz sendo discípulos missionários do Reino.

Com muitas bênçãos do céu,

Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Viana.