Lectio Patrum

Paríodo dos Santos Padres

Irmãos e Irmãs, os sonhos continuam singrando rumo às suas realizações e isso é muito bom, agradável aos sonhadores e satisfatório aos amigos e às amigas que participam dos nossos ideais. Assim sendo, tenho a alegria de iniciar com vocês algumas reflexões sobre o Período dos Padres da Igreja, também conhecido como Patrístico. A riqueza deste bom pedaço da História da Igreja se inicia com São Clemente de Roma (I Século) e vai até Isidoro de Sevilha (VII Século) para o Ocidente e São João Damasceno (VIII Século) para o Oriente.

O período Patrístico compreende os Padres Apostólicos - os que vem logo após os Apóstolos e alguns  os escutaram pessoalmente (I e II séculos); os Apologistas que tiveram que pensar e defender a fé da Igreja e a própria fé diante das ameaças do Império e dos intelectuais da época (II e III séculos); a Idade de Ouro que compreende o IV século período das grandes questões cristológicas, pneumáticas, trinitárias, eclesiológicas, sacramental, etc. Século dos Concílios de Nicéia e Constantinopla  que definiram doutrinas que suplantaram as correntes heterodoxas; no V século a Igreja viveu os Concílios de Éfeso e Calcedônia, ambos importantes para história da Igreja, o Declínio se deu nos séculos seguintes.

Irmãos e Irmãs, sobre os Santos Padres estamos apenas começando, mais coisas vem por aí.

Grande abraço, e boa Solenidade de Corpus Chisti,

+ Dom Sebastião Lima Duarte - Bispo de Viana