Palavra do Pastor
  • A+
  • a-

Corpus Christi

Prezados irmãos e irmãs,

a Igreja presente em todos os cantos do mundo, faz ressoar de forma uníssona a sua voz que eleva aos céus o louvor dos cristãos, pela presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia. É Solenidade de Corpus Christi, é celebração festiva do Corpo e Sangue de Cristo, nosso Senhor. A oração principal de hoje, rezada pelo Papa, pelos Bispos, pelos Padres – por todos os que celebram a Liturgia das Horas e a Santa Missa, nos ajuda a compreender a grandeza do Mistério da Eucaristia: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. 

 

Corpus Christi, caríssimos e caríssimas, nos remete à Encarnação do Verbo, no seio virginal de Maria, pois lá está o início da corporeidade de Jesus Cristo – São João Evangelista nos mostra essa verdade quando afirma que o próprio Senhor nos ensina: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”. (Jo 6, 53). A carne do Filho do Homem para João é a da encarnação: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. (Jo 1,14).  Mas também, a festa do Corpo e do Sangue do Senhor, nos faz realizar o memorial da paixão do nosso Redentor, como diz o Hino das Laudes de hoje: Conhecendo o Senhor quem iria entregá-lo na mão do homicida, quis aos doze entregar-se primeiro, qual perfeito alimento da vida. No presépio quis ser companheiro, como pão numa ceia se deu. Foi na cruz nosso preço e resgate, e será nosso prêmio no céu.

 

Portanto, a Eucaristia é sacramento por excelência, pois abrange a vida de Cristo da Encarnação à sua entrega na Cruz e se considerarmos sua ascensão conduzindo aos céus, na sua carne, a nossa humanidade a alegria se torna maior. Nós católicos não temos dúvida de que, comungando do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, teremos n’Ele a vida eterna e a ressurreição final, foi o Senhor quem disse: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele...quem come este pão viverá eternamente”. (Jo 6, 56.58).

 

Participemos hoje das celebrações, adoremos realmente o Senhor na Eucaristia, e tornemos pública a nossa fé na Solene Procissão que se realizará nas paróquias. Aqui em Viana o pároco com os fiéis, após Missa presidida por mim, percorreram os hospitais levando o Santíssimo Sacramento junto aos doentes e ainda haverá a Missa e Solene Procissão. Que Deus abençoe a todos e todas neste dia Santo. Cristo Reina, Cristo Vence! 

 

+ Dom Sebastião Lima Duarte