5ª Semana Social Brasileira

Seminário sobre V Semana Social Brasileira

Bacabal (CEFRAN), 10-12 de Fevereiro 2012

CARTA CONVOCATÓRIA

“A Igreja deve ratificar, concretizar e potencializar a opção preferencial pelos pobres, fazendo com que ela atravesse todas as estruturas pastorais. Ela deve manifestar esta opção em gestos concretos, buscando a promoção humana integral e lutando por um mundo mais justo, fraterno e solidário, vivendo o amor fraterno em uma Igreja Profética e Samaritana” (DAE, 101).

Com esta motivação das Diretrizes da Ação Evangelizadora, do nosso Regional Nordeste V, queremos lembrar e suscitar o desejo de participação das Dioceses e Pastorais Sociais, do Seminário de Estudo sobre a V Semana Social Brasileira que nos prepara para este grande acontecimento, cujo tema é: Participação da sociedade no processo de democratização do Estado brasileiro.

“A 5ª Semana tem como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspectiva crítica e propositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também na ousadia de propor outros caminhos” (Instr. Metodológico, pag. 5)

O Seminário terá início com o almoço no dia 10 de fevereiro, no CEFRAN, em Bacabal e contará com assessoria do Pe. Nelito, CNBB nacional. Solicitamos a participação de ao menos 5 pessoas das pastorais sociais das dioceses e as coordenações de todas as pastorais sociais que atuam no Maranhão ou pelo menos 3 pessoas por pastorais. Os participantes contribuirão com uma diária, no valor de R$ 35,00. Favor confirmar participação: Secretariado Regional NE V.

Certos de que todos nos esforçaremos para bem iniciar este tempo de preparação da 5ª Semana Social Brasileira, rumo a uma democracia participativa no Brasil e particularmente no Maranhão, inclusive com alternância de poder, de já agradecemos a todos e todas.

Em Cristo Jesus Libertador,

Dom Sebastião Lima Duarte