Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus

Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus

Irmã Rejane,ipscj

SOMO RELIGIOSAS DO INSTITUTO IRMÃS PEQUENINAS DO SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS. NOSSO CARISMA É APONTAR PARA AQUELE QUE FOI TRASPASSADO. VENHA NOS CONHECER.

IDENTIDADE:
Somos mulheres que fizemos a experiência pessoal com o amor de Deus e com a efusão do Espírito Santo. Este mesmo amor e ardor de pentecostes nos impeliram e nos chamou a um caminho de segmento radical do seu Evangelho, vivendo os conselhos evangélicos levando-nos a assumir nossa vocação à vida religiosa dentro de um carisma específico.

Espelhamos-nos nas nossas patronas Santa Margarida Maria Alacoque que nos ensina a olhar para Aquele o qual transpassamos voltando-nos a Ele de todo nosso ser, e a exemplo da Beata Elena Guerra que nos ensina a estar unidas ao Espírito Santo e por meio de sua força transmitir o amor do Sacratíssimo Coração.

ESPIRITUALIDADE:
Nossa vida, nosso carisma está fundado nesta palavra do Senhor: “E olharão para Aquele que traspassaram.” (Jo 19,37). Vivemos uma espiritualidade eucarística, reparadora, mariana e também carismática. As Irmãs Pequeninas são chamadas à vivência de um amor apaixonado pelos desejos do coração de Jesus.

Partilhamos com Jesus a Passio Domini todas as quintas e sextas-feiras. Veneramos Nossa Senhora com o título de Rosa Mística, imitando-a na sua obediência e amor à santa Igreja representada pelos seus pastores e um profundo amor aos (as) consagrados (as). Diariamente, mergulhadas na oração comunitária clamamos para que aconteça um novo Pentecostes na nossa vida e no mundo.

MISSÃO:

Nossa missão é por meio de um novo ardor de Pentecostes apontar o Coração de Jesus que foi traspassado, cheio de amor e de cura para as feridas do nosso coração e ao mesmo tempo reparar pelas ofensas levando o homem a um amadurecimento de sua vida batismal para que assuma sua vocação de filho de Deus e seja um agente de transformação na sociedade.

PROPOSTAS PARA APONTAR  PARA AQUELE QUE FOI TRAPASSADO:

- Realização de seminários de Vida no Espírito, encontros, cursos, evangelização porta a porta, jornadas e vigílias missionárias  e outras ações que ultrapassam sua estrutura física e devem alcançar todos os bairros da cidade em que nos encontramos, santificando o mundo pelo anúncio com o poder do Espírito e a força dos seus carismas incluindo ao da parresia;

- Seguindo as palavras de João Paulo II que os jovens são o futuro do mundo e são a esperança da Igreja, eles são alvos preferenciais de nossa ação evangelizadora;

- Criação de uma companhia de Artes e Esportes como espaço de formação de valores, de fraternidade e alegria para os jovens e adolescentes em situação de risco, também pesquisa sobre cultura, arte, doutrinas e ideologias que surgem em meio aos jovens ou os influenciam;

- Realizar olimpíadas cristãs, trilhas catequético-formativas para jovens e adolescentes;

- Intensificar a evangelização através de novos meios e novos métodos, com uma nova linguagem, principalmente no que se refere ao campo da comunicação virtual;

- Ministrar palestras em escolas promovendo campanhas contra as drogas e em favor da vida, subsidiado por material educativo-evangelizador para ser distribuído aos jovens;

- Continuar com a pastoral de visitas domiciliares, fazendo a entronização e consagração das famílias aos sagrados corações;

- Ministrar encontros de convivência e formação para casais, noivos e namorados, sobretudo conscientizando-os sobre a vida sacramental, o valor do sacramento do matrimônio, paternidade e maternidade responsável, uso sadio da sexualidade, o valor da procriação e formação para os pais em vista de uma autêntica educação dos filhos;

- Criar e implantar projetos a fim de promover o homem em sua integralidade através da realização de ações integradas de evangelização, arte, cultura, promoção humana, capacitação profissional, sobretudo para auxiliar pessoas menos favorecidas economicamente, levando-os a tornarem-se construtores da sociedade.

Fonte: Instituto Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus
Postado por: Diácono Ferdnando Costa