Mensagem do Bispo

Escudo: Cortado em ondas; I de azul e II de vermelho. Brocante sobre os campos, uma flor-de-lis da qual brota, como pétala central, uma cruz, sendo tudo de ouro; acompanham essa alegoria litúrgica, três ipsilions, com cabeça, do mesmo metal, sendo dois dispostos sobre a divisória do escudo e um sobre o contra-chefe.
Insígnias: Mitra dourada, forrada de vermelho, ostentando uma cruzeta de prata na fronte; Báculo e Cruz Processional, ambos de ouro.
Os campos do escudo apresentam cores da liturgia que representam, no azul o plano espiritual e no vermelho a vida temporária. Assim fica assinalada a Vida Plena que se consagra na Salvação.
A flor-de-lis simboliza Maria e a Cruz que brota do seu interior é falante de Cristo, Seu Sagrado Filho. Portanto, a flor-de-lis retrata, por sua pureza, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese de Viana, Mãe de Deus e da igreja, Rainha do Universo e Guia da Nova Evangelização
A linha ondeada, divisória do escudo, lembra a Cidade, Sede Diocesana, pelo lago de Viana. Os três iplsilons - símbolo genérico do homem - aludem as três raças que se harmonizaram e vivem no Maranhão, com as graças de Deus, conforme a simbologia principal desse Estado, bem expressa na sua Bandeira Republicana, em vigor.
Cristóbal Rodríguez, de 83 anos, pintou um retrato de João Paulo II há mais de três décadas e agora prepara um do Papa Francisco, que vai visitar o Panamá por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019.
Em diálogo com ‘Telemetro’, Cristóbal lembrou que ficou “com essa inspiração” de pintar o retrato de um Papa desde a visita de São João Paulo II ao país em 1983.
Naquela ocasião, recordou, “pintamos um para os ex-alunos do colégio Dom Bosco”.
“Os anos se passaram e, quando anunciaram que o Papa Francisco viria ao Panamá, me deu vontade de fazer algo novo”, disse.
“Eu esperei o momento e quando uma foto apropriada chegou, eu pintei para uso aqui no apartamento. Mas agora, depois que o Papa chegar, vamos doa-la à Basílica de Dom Bosco para que possam usá-la durante os eventos e para ficar lá para sempre”, afirmou.
A JMJ será realizada de 22 a 27 de janeiro no Panamá. O Santo Padre chegará ao país no dia 23 de janeiro à tarde.
No Panamá, o Papa Francisco participará de várias reuniões com as autoridades civis e bispos e presidirá a Missa com a dedicação do altar da Catedral de Santa Maria la Antigua, a Vigília com os jovens e a Missa da Jornada Mundial da Juventude.
Por volta das 6h15 da tarde (hora local) do dia 27 de janeiro, o Santo Padre retornará a Roma.
Via ACI Digital
Deixe uma resposta