Mensagem do Bispo

Escudo: Cortado em ondas; I de azul e II de vermelho. Brocante sobre os campos, uma flor-de-lis da qual brota, como pétala central, uma cruz, sendo tudo de ouro; acompanham essa alegoria litúrgica, três ipsilions, com cabeça, do mesmo metal, sendo dois dispostos sobre a divisória do escudo e um sobre o contra-chefe.
Insígnias: Mitra dourada, forrada de vermelho, ostentando uma cruzeta de prata na fronte; Báculo e Cruz Processional, ambos de ouro.
Os campos do escudo apresentam cores da liturgia que representam, no azul o plano espiritual e no vermelho a vida temporária. Assim fica assinalada a Vida Plena que se consagra na Salvação.
A flor-de-lis simboliza Maria e a Cruz que brota do seu interior é falante de Cristo, Seu Sagrado Filho. Portanto, a flor-de-lis retrata, por sua pureza, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese de Viana, Mãe de Deus e da igreja, Rainha do Universo e Guia da Nova Evangelização
A linha ondeada, divisória do escudo, lembra a Cidade, Sede Diocesana, pelo lago de Viana. Os três iplsilons - símbolo genérico do homem - aludem as três raças que se harmonizaram e vivem no Maranhão, com as graças de Deus, conforme a simbologia principal desse Estado, bem expressa na sua Bandeira Republicana, em vigor.
Nesta quinta-feira, 22, os 300 jovens participantes da reunião pré-sinodal no Vaticano concluíram a prévia do documento a ser entregue no Domingo de Ramos, 25, ao Papa Francisco. O documento é uma oportunidade de promover questionamentos e respostas surgidos durante a reunião pré-sinodal aos bispos que participarão do Sínodo dos Jovens em outubro deste ano, 2018.
Desde terça-feira, 20, os participantes da reunião foram divididos em dez grupos de cada língua oficial, entre elas, o italiano, o inglês, o espanhol e o francês. Cada grupo foi formado por, no máximo, 10 jovens. Todos os integrantes do grupo contribuíram na discussão de assuntos ligados à juventude e à Igreja, de acordo com seus pensamentos, ideologias e religiões.
O brasileiro Thulio Fonseca, missionário da Comunidade Canção Nova e um dos participantes da reunião pré-sinodal, informou que após o diálogo nos grupos responsáveis pela produção do primeiro protótipo do documento, nesta quinta-feira, 22, foi aberta a possibilidade de contribuições pessoais.
Após as questões realizadas ontem, hoje, sexta-feira, 23, o documento pré-sinodal passa pela correção final. A aprovação do documento está marcada para sábado, 24. O documento será entregue ao Santo padre no domingo, 25.
Por Canção Nova
Deixe uma resposta