- Diocese de Viana - https://diocesedeviana.org.br -

Mensagem de Natal do nosso administrador diocesano, Pe. Giuseppe Spiga

Aos queridos presbíteros e diáconos, aos religiosos e religiosas, aos seminaristas e lideranças, a todos os leigos e leigas da diocese de Viana a luz, a paz, a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz”. Rm 13,11-12

Nos preparamos, mais uma vez, com o tempo do Advento para o Santo Natal, a festa da luz, a festa da esperança e da paz. Como São Paulo nos lembra na sua carta aos Romanos, “agora a salvação está mais perto de nós”, é tempo de saber acolhê-la, de abrir o coração para que Jesus menino possa nascer em cada um de nós, possa encontrar um lugar aconchegante e possa ficar conosco “Emanuel” para fazer que a sua luz se torne a nossa luz, que a sua paz se torne a nossa paz, que a sua misericórdia se torne a nossa misericórdia.

Chegou o tempo de abraçar a fé com mais força, a fé verdadeira no Deus do Amor, no Deus do perdão, no Deus que não faz preferência de pessoas, que em todos os seres humanos sabe enxergar a presença do seu Amor e sabe reconhecer seus filhos ainda mais quando os poderosos os empobrecem e desfiguram. “A noite já vai adiantada, a ação luminosa de Deus quer fazer brilhar o mundo inteiro, Ele fez e faz a sua parte, mas muitos ainda não permitem esta Luz de entrar, ainda pensam em ser luz no lugar de Deus, ainda pensam em poder parar “o dia que vem chegando”, sabemos que não irão conseguir porque a Luz derrotou a escuridão definitivamente.

A luz da Palavra que vem ao mundo nos encha de esperança, nos faça “despojar das ações das trevas”, sejamos cristãos vestidos das armas da luz: armas que atirem amor, armas que atirem perdão, armas que nos ajudem a enxergar-nos mais empobrecidos, marginalizados, desfigurados, injustiçados, nos pequeninos do mundo a presença do Divino. Estas armas da luz nos lembrem que “todas as vezes que fizestes isto – no bem e no mal – a um destes meus irmãos pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. (Cf. Mt 25,40)

Com esta mensagem desejo a todos um Feliz Natal e um bom 2019 vestidos das armas da LUZ.

Padre Giuseppe Luigi Spiga

Administrador da Diocese de Viana