Mensagem do Bispo › 20/02/2019

SAUDAÇÃO À DIOCESE DE VIANA- MA

Neste momento em que a Santa Sé acaba de tornar pública a decisão em que nosso santo Padre, Papa Francisco, a fim de prover o governo pastoral da Diocese de Viana nomeou-me bispo da referida diocese, minhas primeiras palavras e meu coração se eleva ao Senhor em ação de graças.

Agradeço ao Santo Padre a confiança ao eleger-me para este ministério e quero expressar publicamente a minha mais firme adesão à sua pessoa e à sua doutrina como Vigário de Cristo. Que meu novo ministério episcopal, unido ao primeiro dos Apóstolos e ao colégio apostólico seja expressão da comunhão querida por Cristo.

Neste primeiro pronunciamento como Bispo eleito de Viana, quero saudar cordialmente o Reverendíssimo Pe. Giuseppe Luigi Spiga, Administrador Diocesano e ao Colégio dos Consultores da Diocese que até o momento vêem conduzindo com muito zelo a missão de governo na diocese.

Saúdo ao meu imediato predecessor, atualmente bispo de Caxias, Dom Sebastião Lima Duarte.

Saúdo o bispo metropolita da Província Eclesiástica do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís – MA. Saúdo os bispos do Regional Nordeste 5. Uma saudação especial a todos os irmãos sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de vida consagrada, ativa e contemplativa, paróquias, comunidades, instituições diocesanas e canônicas, especialmente aos leigos e leigas das pastorais, grupos e movimentos eclesiais. A todos me disponho como irmão e amigo para trabalharmos juntos e viver a alegria de pertencermos á mesma e única família, a Igreja.

Dizia Santo Agostinho em um dos seus sermões: “Para vocês sou bispo, com vocês sou cristão.” Desejo desde já está com vocês e para vocês compartilhar da missão que nos une.

A Diocese de Viana tem uma rica e intensa história de fé: um verdadeiro patrimônio espiritual pelo testemunho de seus pastores, aos quais espero continuar a tarefa evangelizadora, santificadora e de governo daqueles que serviram esta venerável Igreja de Viana.

Espero que eu possa ser o bispo que vocês merecem e que o Senhor queira para vocês. Como devem ter pedido em oração durante este tempo da sede vacante, continuem rezando, para que eu seja um Pastor segundo o coração de Deus, que agrade ao Senhor pelo desejo de santidade e por uma zelosa e vigilante dedicação pastoral, um pastor amigo dos pobres, sensível aos pequenos, que com a Palavra do Senhor e a Eucaristia conduza às fontes da graça, da  verdade e da vida, com espírito missionário, disposto a escrever, com vocês, mais uma página da história gloriosa dessa Igreja particular.

Com profunda esperança, faço minhas as palavras do Papa Francisco: “A alegria do evangelho é para todas as pessoas… Eu sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo… o coração de Deus tem um lugar preferencial pelos pobres… o próprio Jesus é o modelo desta opção evangelizadora…”

Desejando ser entre vós um sinal da misericórdia infinita de Deus Pai, rosto misericordioso de Jesus Cristo guiado pelo Espírito Santo, escolhi como lema episcopal: “Quero misericórdia”.

Desde já meu coração cheio de alegria e surpresa se conforta com a graça de saber que a diocese de Viana tem uma Mãe: Nossa Senhora da Conceição, a quem me confio como filho que deseja aprender com Ela a ser discípulo missionário e também confio todos vocês aos seus cuidados e a sua materna proteção e em particular rogo pelos idosos, enfermos, desempregados e pelos que mais sofrem nesta Diocese de Viana, pelas vocações ao sacerdócio e a Vida Consagrada e por todos os missionários.

Ela, como nossa Boa Mãe, acolha este desejo de viver unidos em Cristo, na unidade da sua Igreja. Peço a todos que rezem por mim neste tempo de preparação para receber a ordenação episcopal. E desejo muito em breve está fisicamente entre vós, pois meu coração já está junto a cada um de vocês.

Abraço fraterno a todos!

Mons. Evaldo Carvalho dos Santos, CM Bispo Eleito de Viana – MA