Notícias da Diocese › 12/06/2018

Ministérios Acolitato e Leitorado

Foi com muito júbilo que no dia 7 de junho de 2018, no encerramento do festejo de São Bonifácio, padroeiro da casa de formação dos futuros sacerdotes da diocese de Viana, que dois seminaristas receberam pelas mãos do bispo emérito de Viana, Dom Xavier Gilles, e na presença de reitor e administrador diocesano, padre Giuseppe Luigi Spiga, os seus ministérios de acordo com a etapa formativa.

Inácio Henrique, do 2º ano de teologia, recebeu o ministério do leitorado, nesta diocese corresponde ao 1º ministério que se recebe na formação presbiteral. Ministério este recebido com intenção de auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja.

Francinaldo Silva, já leitor e cursando o 3º ano de teologia, adquire desta vez o segundo ministério, o acolitato. Ministério dado pela igreja aos seminaristas para auxiliarem os sacerdotes e os diáconos no serviço do altar e na distribuição da Eucaristia. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro da Eucaristia extraordinário. Este é o penúltimo ministério dado ao seminarista em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.

Na primeira carta de São Pedro no cap. 4,10, diz “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”, que essas palavras sejam tomadas como exortação para a bem vivência de seus ministérios, servindo à Igreja com alegria e gratidão.

Peçamos a todos que continuem rezando por eles, para que exerçam dignamente esses serviços com fidelidade a Santa Mãe Igreja. E que Cristo Bom Pastor os renovem cada dia no serviço, a alegria e a perseverança neste tempo formativo. Pois como já disse um filósofo antigo, “quando seus talentos encontrarem as necessidades do mundo, ali está a sua vocação”. (ARISTÓTELES). Que Maria, Rainha dos Apóstolos, modelo de seguimento a Jesus Cristo, caminhe do lado deles lhes ajudando a serem mais discípulos missionários em nosso tempo.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!

São Bonifácio, rogai por nós!

Danrlley Ferreira Araujo

(Seminarista do 3º ano de filosofia)