Notícias da Diocese › 25/03/2020

O principal mandamento de Deus ao seu povo

Neste tempo da quaresma os cristão do mundo inteiro na sua grande maioria estão dispensado da participação física do preceito dominical devido a ameaça da vida causada pelo COVID 19.

Quais lições podemos aprender neste contexto absolutamente novo para muitos cristãos que ainda presos ao legalismo esquecem facilmente o valor da vida humana e da vida missão de Jesus” Eu vim para que todos tenham vida.” Jo. 10,10.

É verdade que nestes dias alguns questionam com um certa razão. Porque não se tem a mesma coragem profética diante de inúmeras situações que ameaçam a vida em especial a falta de alimento, lar, emprego, e falta de liberdade para milhões de pessoas? A esta pergunta devemos todos buscar a resposta.

Todavia, mesmo assim estamos fazendo um aprendizado, mesmo contra nossa vontade de que a vida vale mais que dinheiro, status social, ideologias ou ritos religiosos. Esse é o ensinamento que Jesus nos deixou na parábola do bom samaritano. ( Lc. 10.25-37) que sabiamente a Igreja Católica no Brasil escolheu para nos ajudar a viver o tempo quaresmal, numa quarentena que nos distanciou fisicamente da comunidade de fé. Mas, jamais pode nos distanciar da vivência da solidariedade iniciando em nossa família de sangue.

Nossa paróquia tem todos os anos neste tempo quaresmal uma campanha de arrecadação de alimentos para os mais pobres que tem sua vida ameaçada pela falta de comida. Devemos participar este ano com maior empenho, pois a ganância contra os mais fracos este ano dever ser ainda maior 1 Jo ,3,17

Que assim como Maria possamos estar atentos ao anúncio do anjo. Mas, também atento ao bem que devemos fazer, como fez Maria no serviço a Isabel que é urgente e por isso sai às pressas. Lc, 1, 39

Que este tempo de quarentena possamos descobrir o que de fato é essencial em nossa vida e não tenhamos medo de nos colocar a serviço do reino de Deus e não nos deixemos que as dificuldades da nossa vida possam ofuscar a nossa resposta generosa a missão que Deus nos confiou.
Pe, Antonio Rodrigues