Notícias › 05/06/2018

OMS lança plano de ação global sobre atividade física

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou ontem,, 04, um plano de ação global em prol da atividade física.

De acordo com os dados da organização apresentados, um em cada quatro adultos não pratica atividade física, e os números são ainda mais preocupantes quando se trata de jovens, mulheres, idosos, e pessoas portadoras de alguma deficiência.

O plano de ação mostra como os países podem reduzir o sedentarismo em adultos e adolescentes em 15% até 2030. O documento recomenda ainda um total de 20 áreas de políticas que, combinadas, visam criar sociedades mais ativas por meio de melhorias nos ambientes e em oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades.

A atividade física regular, segundo a organização, é chave para prevenir e tratar doenças não-transmissíveis como doença do coração, derrame, diabetes e câncer de mama e de colo. O grupo responde por 71% de todas as mortes registradas no mundo – incluindo a morte de 15 milhões de pessoas todos os anos com idade entre 30 e 70 anos.

O sedentarismo, segundo dados da OMS, representa custos estimados da ordem de US$ 54 bilhões no atendimento à saúde, dos quais 57% são registrados na rede pública de atendimento, além de US$ 14 bilhões atribuídos à perda de produtividade.

Por Canção Nova, com Agência Brasil

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *