Notícias da Diocese › 13/08/2017

Ordenação Sacerdotal do primeiro Padre Dehoniano da cidade acontecerá na Igreja Matriz Santa Inês

Diácono Crispim Teixeira Nascimento será ordenado Padre dia 13 de janeiro

Além das comemorações festivas em alusão ao Jubileu do Cinquentenário da Paróquia Santa Inês, a Igreja Matriz Santa Inês será altar para a ordenação do primeiro padre dehoniano da cidade, o Diácono Crispim Teixeira Nascimento.

Natural de Santa Inês – Maranhão, filho de Joana Lopes Teixeira e Raimundo Isaias Nascimento (in memoriam), Crispim Teixeira, nasceu em 18 de agosto de 1986. Ingressou no Seminário da Congregação dos Padres do Coração de Jesus (dehonianos), no dia 05 de fevereiro de 2006. Após um ano de discernimento no Propedêutico, fez o vestibular para Filosofia, com a aprovação, passou para a próxima etapa formativa da Congregação, um curso de três anos no Distrito do Maranhão e Pará realizado no Centro de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). No fim de 2009, com a defesa da Monografia e a avaliação positiva dos formadores, seguiu para o Postulantado, realizado em 2010 na cidade de Terra Boa – Paraná. Posteriormente, foi para Barretos vivenciar a etapa do Noviciado (2011). Em janeiro de 2012, professou os votos evangélicos de pobreza, obediência e castidade. Após essa etapa, foi trabalhar o Instituto Meninos de São Judas em São Paulo, capital. No fim de 2013, fez o vestibular para Teologia da Faculdade Dehoniana em Taubaté, onde reside desde janeiro de 2014.

Segundo o Diácono Crispim Teixeira, existe duas motivações, que o fazem continuar com a esperança na construção de uma civilização da paz e do amor: “primeiro, desde quando entrei na Pastoral da Acolhida, trago um lema bem prático e que me diz muito: ‘Quando fores fazer alguma coisa faça bem feito ou não faça’. Nesses 12 anos de vida no Seminário, confesso que trago este lema para minhas atitudes; e segundo, uma motivação bíblica, que me anima espiritualmente está no Evangelho de Lucas 9, 23-24: ‘Quem quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e venha comigo…’”, ressaltou o Diácono.

Para a solenidade de Ordenação, foi organizado um Tríduo (Três dias de festa) de preparação nos dias 10 a 12 de janeiro, com programação incluída no calendário do Festejo da Padroeira. O Tríduo acontecerá sempre às 19h30 na Igreja Matriz e contará coma presença de outros padres da Congregação que foram convidados para a presidência das missas, como, o Padre Eduardo José Fonseca , de Imperatriz – MA, Padre João Mesquita da Luz, da cidade de Parauapebas – PA, e o próprio Pároco da Matriz Santa Inês, Padre José Marinho Sobrinho. No último dia, dia 12, acontece também a Renovação dos Votos dos Fratres: Arlyson Ernesto Ferreira Gomes e Levi Sousa Cardoso, feita pelo Superior do Distrito, Padre José Ângelo Figueira,scj de São Luís – MA.

A Missa da ordenação será dia 13 de janeiro, sábado, às 19h na Igreja Matriz Santa Inês, no segundo dia do Novenário da Padroeira e terá como tema, “Senhor, que queres que eu faça? – cf. At 9, 6”. A primeira Missa do Neo Sacerdote Crispim Teixeira acontecerá dia 14, domingo, às 09h na Igreja Matriz e a noite, voltam às programações normais do festejo, com missas e quermesses.

OS DEHONIANOS – A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) fundada em 1878, na França, é uma congregação religiosa da Igreja Católica (em latim Congregatio Sacerdotum a Sacro Corde Iesu), de onde vem a sua sigla (SCI). Presente em mais de 40 países, os padres dehonianos, como são conhecidos, atuam no apostolado paroquial, em obras sociais, educação, comunicação, missionariedade… O fundador, Padre Léon Dehon, nascido em 14 de março de 1843, na França, defendeu a participação social da Igreja, a instrução dos sacerdotes e a prática da missão ad gentes. Sociólogo, advogado e um sacerdote exemplar, padre Dehon fundou uma Congregação que tem a Eucaristia como centro e o “ir ao povo” como prática.

Fonte: Pastoral da Comunicação Paroquial.