Padroeira

O dogma da Imaculada Concepção veio confirmar os cristãos sobre uma verdade de fé que a Igreja guarda desde os primeiros séculos: Maria, a Mãe de Jesus, nasceu sem o pecado original. Há grande devoção de que a Virgem Maria foi preservada do pecado pela graça de Deus.

Além da Tradição constante da Igreja, alguns textos bíblicos fundamentam esta verdade de fé. Entre muitos: a saudação do Anjo: “Alegra-te, cheia de graça”, Lc 1,28; a afirmação: “Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre a tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”, Gn 3,15; a pergunta de Jó: “Quem fará sair o puro do impuro? Ninguém!”, 14,4; a descrição: “És toda bela, minha amada, e não tens um só defeito”, Ct 4,7; algumas passagens bíblicas sobre a riqueza de detalhes na construção da Arca da aliança, cf. Ex 25,10-11; Dt 10,3, prefiguração de Maria, Arca da nova aliança, imaculada, cf. Ap 11,19.

Na linha desta interpretação bíblica, também, se expressaram alguns Padres da Igreja, quais por ex. Irineu de Lyon (130-202) e Ambrósio de Milão (340-397), e ilustres Doutores: de maneira clara, São Tomás de Aquino (1225-1274), declarou que a Virgem foi, pela graça, imunizada contra o pecado original.

Antes do pronunciamento do dogma, papa Sisto IV – através da Constituição Cum praecelsa, 1476 – instituiu em 8 de dezembro a festa da Imaculada Conceição.

No dia 8 de dezembro de 1854, papa Pio IX, com a Bula Ineffabilis Deus (Deus Inefável), assim definiu o dogma da Imaculada Concepção de Maria:

(…) declaramos, pronunciamos e definimos: Doctrinam, quæ tenet, beatissimam Virginem Mariam in primo instanti suæ conceptionis fuisse singulari omnipotentis Dei gratia et privilegio, intuitu meritorum Christi Jesu Salvatoris humani generis, ab omni originalis culpæ labe præservatam immunem, esse a Deo revelatam atque idcirco ab omnibus fidelibus firmiter constanterque credendam.

“A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis”.