Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 20/02/2019

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE VIANA NO MARANHÃO

A  nossa diocese o acolhe com muita alegria o seu novo bispo eleito e deseja um ministério frutuoso para conduzir esta porção do povo de Deus.

Seja bem vindo e  continue  sendo este fiel apóstolo do Mestre Jesus que nos ensinou a  amar e servir com alegria

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 20, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Viana, no Maranhão, o padre Evaldo Carvalho dos Santos, atualmente pároco da Paróquia Santo Antônio em Quixeramobim (CE). A notícia foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.

Natural de Fortaleza, no Ceará, padre Evaldo cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional, em Belém (PA). Fez Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ordenado presbítero no ano de 1998, em Fortaleza, padre Evaldo já exerceu as funções de Superior Provincial da Província de Fortaleza da Congregação da Missão, de 2010 a 2016; Diretor do Seminário da Província de Fortaleza (Propedêutico, Filosofia e Teologia) no período de 2000 a 2008; Membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Núcleo Fortaleza, de 2000 a 2003; Pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Fortaleza, 2009, 2016 a 2018;  Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza, de 2010 a 2013; Pároco da Paróquia Santo Antônio  em  Quixeramobim, de 2018 a 2019 e Vigário Forâneo da Forania II, na diocese de Quixadá , de 2018 a 2019.

Com a nomeação, padre Evaldo será o sexto bispo a assumir a diocese de Viana, vacante desde a saída de dom Sebastião Lima Duarte, transferido para a diocese de Caxias, no Maranhão, em dezembro de 2017.

SAUDAÇÃO

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, enviou saudação ao novo bispo. Confira, abaixo, o texto na íntegra:

SAUDAÇÃO DA CNBB AO PADRE EVALDO CARVALHO DOS SANTOS

Brasília-DF, 20 de fevereiro de 2019

Estimado irmão, Padre Evaldo José Benedito Cardoso, CM

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradece ao Papa Francisco a sua nomeação como Bispo da vacante diocese de Viana no Maranhão.

Em recente visita ao Panamá por conta da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco, evocando a figura de Santo Oscar Romero, dirigiu-se aos bispos da América Central exortando-os a “sentir com a Igreja”.

Para o Santo Padre “sentir com a Igreja” significa tomar parte na sua glória e trazer no próprio íntimo toda a kenosis de Cristo: “Na Igreja, Cristo vive no meio de nós e, por isso, ela deve ser humilde e pobre”

Padre Evaldo, sinta-se acolhido como novo membro da nossa Conferência Episcopal. Desejamos um fecundo ministério, sob a proteção da Mãe de Jesus e nossa.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-geral da CNBB
Fonte: cnbb.net.br

SAUDAÇÃO À DIOCESE DE VIANA- MA:

 Neste momento em que a Santa Sé acaba de tornar pública a decisão em que nosso santo Padre, Papa Francisco, a fim de prover o governo pastoral da Diocese de Viana nomeou-me bispo da referida diocese, minhas primeiras palavras e meu coração se eleva ao Senhor em ação de graças.

Agradeço ao Santo Padre a confiança ao eleger-me para este ministério e quero expressar publicamente a minha mais firme adesão à sua pessoa e à sua doutrina como Vigário de Cristo. Que meu novo ministério episcopal, unido ao primeiro dos Apóstolos e ao colégio apostólico seja expressão da comunhão querida por Cristo.

Neste primeiro pronunciamento como Bispo eleito de Viana, quero saudar cordialmente o Reverendíssimo Pe. Giuseppe Luigi Spiga, Administrador Diocesano e ao Colégio dos Consultores da Diocese que até o momento vêem conduzindo com muito zelo a missão de governo na diocese.

Saúdo ao meu imediato predecessor, atualmente bispo de Caxias, Dom Sebastião Lima Duarte.

Saúdo o bispo metropolita da Província Eclesiástica do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís – MA. Saúdo os bispos do Regional Nordeste 5. Uma saudação especial a todos os irmãos sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de vida consagrada, ativa e contemplativa, paróquias, comunidades, instituições diocesanas e canônicas, especialmente aos leigos e leigas das pastorais, grupos e movimentos eclesiais. A todos me disponho como irmão e amigo para trabalharmos juntos e viver a alegria de pertencermos á mesma e única família, a Igreja.

Dizia Santo Agostinho em um dos seus sermões: “Para vocês sou bispo, com vocês sou cristão.” Desejo desde já está com vocês e para vocês compartilhar da missão que nos une.

A Diocese de Viana tem uma rica e intensa história de fé: um verdadeiro patrimônio espiritual pelo testemunho de seus pastores, aos quais espero continuar a tarefa evangelizadora, santificadora e de governo daqueles que serviram esta venerável Igreja de Viana.

Espero que eu possa ser o bispo que vocês merecem e que o Senhor queira para vocês. Como devem ter pedido em oração durante este tempo da sede vacante, continuem rezando, para que eu seja um Pastor segundo o coração de Deus, que agrade ao Senhor pelo desejo de santidade e por uma zelosa e vigilante dedicação pastoral, um pastor amigo dos pobres, sensível aos pequenos, que com a Palavra do Senhor e a Eucaristia conduza às fontes da graça, da  verdade e da vida, com espírito missionário, disposto a escrever, com vocês, mais uma página da história gloriosa dessa Igreja particular.

Com profunda esperança, faço minhas as palavras do Papa Francisco: “A alegria do evangelho é para todas as pessoas… Eu sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo… o coração de Deus tem um lugar preferencial pelos pobres… o próprio Jesus é o modelo desta opção evangelizadora…”

Desejando ser entre vós um sinal da misericórdia infinita de Deus Pai, rosto misericordioso de Jesus Cristo guiado pelo Espírito Santo, escolhi como lema episcopal: “Quero misericórdia”.

Desde já meu coração cheio de alegria e surpresa se conforta com a graça de saber que a diocese de Viana tem uma Mãe: Nossa Senhora da Conceição, a quem me confio como filho que deseja aprender com Ela a ser discípulo missionário e também confio todos vocês aos seus cuidados e a sua materna proteção e em particular rogo pelos idosos, enfermos, desempregados e pelos que mais sofrem nesta Diocese de Viana, pelas vocações ao sacerdócio e a Vida Consagrada e por todos os missionários.

Ela, como nossa Boa Mãe, acolha este desejo de viver unidos em Cristo, na unidade da sua Igreja. Peço a todos que rezem por mim neste tempo de preparação para receber a ordenação episcopal. E desejo muito em breve está fisicamente entre vós, pois meu coração já está junto a cada um de vocês.

Abraço fraterno a todos!

Mons. Evaldo Carvalho dos Santos, CM Bispo Eleito de Viana – MA

Fortaleza, 20 de fevereiro de 2019

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.