Notícias da Diocese › 15/09/2019

Parabéns aos nove anos do aniversário de Sagração Episcopal do 5º Bispo de Viana

5º bispo da Diocese de Viana – (Transferido para Diocese de Caxias)

Dom Sebastião Lima Duarte (Carutapera – MA  03 de abril de 1964), é um bispo católico brasileiro. É o quinto bispo da Diocese de Viana, na Província Eclesiástica do Estado do Maranhão.

Sebastião Lima Duarte, foi sagrado bispo aos 46 anos. O novo bispo de Viana é maranhense de Carutapera  e nasceu no dia 03 de abril de 1964. Cursou filosofia e teologia no Centro Teológico do Maranhão, hoje, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Em Roma, na Itália, cursou teologia e ciências patrísticas no Instituto Patrístico Augustinianum.

Ordenado padre no dia 30 de novembro de 1991, mons. Sebastião foi pároco da paróquia Santo Antônio (catedral), Diocese de Zé Doca. Foi coordenador de pastoral e administrador diocesano; coordenador diocesano de liturgia; membro do Colégio de Consultores; professor de História da Igreja Antiga e Patrística no IESMA.

Ordenado presbítero em 1991, era vigário geral da Diocese de Zé Doca – MA quando foi nomeado bispo diocesano de Viana em julho de 2010. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de setembro de 2010 das mãos de Dom Carlo Ellena, Dom José Belisário da Silva e Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges. Sua posse como bispo diocesano de Viana ocorreu em 25 de setembro desse mesmo ano. 2010

Atualmente Dom Sebastião Lima Duarte é o bispo referencial do CIMI – Conselho Indigenista Missionário – Regional Cnbb Nordeste V

Lema:” Fiat Voluntas Tua”  (Seja Feita Tua Vontade)

Bispo de Viana: 2010

Antecedido por:

Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *