- Diocese de Viana - https://diocesedeviana.org.br -

Pastoral da Liturgia

[vc_row][vc_column][vc_column_text] [1]A Liturgia é fonte e ápice da vida cristã, reconhece a Sacrossanto Concílio, o documento conciliar sobre a liturgia. Neste sentido e impulsionado por este evento de agiornamento do início da década de 1960 é que as comunidades espalhadas pelo mundo iniciaram um jeito novo de celebrar o mistério de Jesus. Passaram a realizar a celebração a partir da vida e das cores locais, enfocando a realidade em suas ações litúrgicas.

Contudo a celebração na Igreja é também ação ritual, que guarda a tradição acumulada ao longo dos séculos. Neste sentido, é sempre preciso estar ligado aos preceitos e normas litúrgicas, até para manifestar a comunhão eclesial. Isto se faz de maneira especial através de uma pastoral litúrgica diocesana organizada.

III Prioridade: Igreja lugar de animação biblica da vida e da pastoral.

Esta prioridade quer animar em toda a diocese de Viana o gosto pela liturgia e pela Sagrada Escritura. Hoje em todos os setores de nossa diocese tem um cordenador setorial e paroquial que carrega em seu ombros a missão de tornar realidade este projeto.

Cristo, luz e salvaçao de todos os povos, é manifestado pela vida liturgica de uma Igreja. O mistério celebrado na liturgia é um só, mas as formas de celebração são diversas” (CIC 1200/ 1202).

“A Igreja no Brasil quer investir cada vez mais na formação de todos os catòlicos para que, nas mais diversas formas de seguimento e missão, sejam agentes deste contato vivo, apaixonado e comprometido com a palavra de Deus” (n 85). Não basta possuir a Bíblia, é necessário que a pessoa chegue a interpretação adquada dos textos biblicos e a empregá-los como mediação de diálogo com Jesus. “Dentre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, existe a leitura orante da Sagrada Escritura” (VD 87) que favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo, o Verbo de Deus (DAp 249 n.89).

 Pe. George Muniz
Coordenador diocesano da III Prioridade
Paróquia Catedral Nossa Senhora da Conceição
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]