Terço dos Homens

O Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) da Diocese de Viana, que compreende as 27 paróquias dessa igreja particular, estando no Regional CNBB Nordeste V. O movimento do THMR, esta organizado em duas áreas; Área Pastoral do Pindaré e Área Pastoral dos Lagos.

Percebe-se que com o Terço dos Homens algo novo está surgindo na Igreja. Vamos acompanhar um pouco nosso histórico.

O Terço dos Homens é uma nova efusão do sopro do Espirito Santo como Ação de Graças na Igreja Particular de Viana. “O homem rezando parece um menino” (trecho do hino) o terço é algo que motiva a espiritualidade para o encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo, e interessante é perceber, que este mesmo homem se torna testemunho de cura, libertação e conversão para outros. Levar outros a fazer a experiência dessa fonte de oração, que para alguns, parecia que esta devoção era uma coisa reservada apenas às mulheres, hoje os homens começam perceber sua participação como discípulos e missionário através do Santo Terço.

Deus escreve direito com linhas tortas. Ele suscita esta grande irrupção: o Terço dos Homens, num tempo em que os homens se afastam cada vez mais das coisas de Deus, e, claro, da devoção pessoal à Nossa Senhora. Deus usa o seu velho princípio: as causas segundas! Neste caso, instrumentos humanos, pessoas concretas, para manifestar sua vontade.
Deus nos confirma diariamente que era sua vontade  chamar à vida este “movimento”, Deus quer que os homens se reúnam para rezar o terço e para que sejam educados pela Mãe e Rainha.

O Terço dos Homens da Diocese de Viana surgiu ao longo de 12 anos, nas paróquias, com incentivo de um irmão ou irmã, que trouxeram suas experiências de outras realidades e assim, foi sendo conduzido o caminhar de fé até o momento atual.

Foram muitos os desafios para esses grupos, que iniciaram com um número resumido de homens que não se sentiam suficientemente confiantes para assumirem tamanho compromisso de fé. Alias, muito deles pouco conhecia a sua própria fé, não sabiam rezar o terço e, em meio aos seus novos irmãos em cristo, foram paulatinamente aprendendo.

A pioneira foi a Paróquia de Santo Antônio, seguida da Paróquia de Vitória do Mearim e Paroquia Matriz de Santa Inês. Hoje são cerca de vinte e quatro paróquias da nossa Diocese com homens reunidos em Oração no Terço

Em 2014 foi proposta a primeira Assembleia Diocesana, que na ocasião reuniu cinco paróquias. Nela foi eleita uma coordenação. A partir dai com o surgimento e implantação oficial de novos grupos, foram vivenciados momentos importantes para o Movimento como a participação na Romaria Nacional do Terço dos Homens, em São Paulo. No Congresso de Belém do Pará, romarias e assembleias.

Hoje, cheios de fé e devoção, são mais de 3000 homens em toda Diocese vivenciando a alegria do ser cristão, através da meditação do Santo Terço, movidos pela ação de ajudar o próximo com ações que visam o bem comum, como nos diz o hino do terço: “Ó Mãe e Rainha do Santo Rosário, Mãe Admirável, Mãe do Santuário, o mundo sem fé na dor se consome, ajuda esse mundo com o Terço dos Homens”, temos como lema resgatar os homens para viver o Cristo vivo a cada dia, com amor e luz.

ORGANIZAÇÃO DIOCESANA DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA

José Arthur – Coordenador do terço – Área Pastoral do Pindaré