Notícias da Diocese › 23/10/2019

Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática Católica das dioceses de Viana , Bacabal e Zé Doca, realizou nos dias 20 e 21 do corrente mês,o Encontro Regional para Coordenadores  e núcleos de grupos de oração.

O encontro formativo e espiritual foi realizado na Cidade de Bacabal-MA em sua respectiva diocese.

Marizete Furtado (Presidente do Conselho Diocesano da RCC de Viana), Eloísa Bárbara (Coord. Diocesana do Ministério de Formação da RCC de Zé Doca) , Jerbesson  da Silva (Presidente do Conselho Diocesano da RCC de Bacabal) , Diácono Clei (Arquidiocese de São Luís) e Isabel Borges (Presidente do Concelho Estadual) assessoram o encontro.

Na primeira formação do sábado(20/11) , ministrada por Eloísa Bárbara ,vivenciamos o tema : Grupo de Oração, alma da RCC.

A formadora nos levou à uma profunda reflexão sobre a importância de retornarmos ao primeiro AMOR dentro de nossas reuniões de oração , e disse : “Nosso grupo de Oração é um tesouro e lá devemos cultivar o PENTECOSTES perene!”

Marizete Furtado formou sobre as 7 Dimensões do Serviço  Cristão , cujas são  : identitária, salvífica , relacional, comportamental, comunitária, esponsal e mandamental).  A mesma disse: “O serviço exige  testemunho de santidade. Precisamos nos comportarmos como cristãos, sendo coerentes com o que pregamos.”

Jerbesson da Silva, por sua vez, pregou o tema : Grupo de Oração em Saída.

“Necessitamos sair ao encontro das pessoas  para que elas consigam ir ao encontro se Jesus.”

e disse ainda : ” O tempo de MISSÃO  é hoje,é agora. Mobilize o seu Grupo de Oração, seja e leve o AMOR de DEUS ao mundo. Precisamos sair das quatro paredes de nossas paróquias, somos missionários é para isso que fomos Batizados e Enviados.”

O Diácono Clei da (Arquidiocese de São Luís), confirmou a fala de Jerbesson ,  dizendo em sua formação cujo o tema foi : Escuta e Discernimento.

“O Senhor  nos chamou para sermos Sal e Luz, e não se pode ser Sal e Luz se não formos obedientes à palavra de DEUS: “Ide por todo o mundo é pregai o Evangelho.”  O Diácono enfatizou também , a necessidade que o Coordenador deve ter de se colocar todos os dias de joelhos e prestar os ouvidos à voz do Senhor.

Isabel Borges (Presidente da RCC do Maranhão), pregou o tema: Pilares de Sustentação  da Autoridade Espiritual.

A Presidente iniciou sua formação dizendo : Servir a Deus não é um fardo,é uma privilégio!

“Quando recebemos uma missão de Deus, não é para que sejamos mais que o outro, mas é para que nos coloquemos à serviço dos outros.”

“Vós sois os dedos de Deus , os olhos de Deus e  a boca de Deus.  Assim Ele os quis, para que levem à  todos os povos a comunicação amorosa do seu coração.”

A Presidente concluiu sua formação dizendo : “Coordenadores, quando Deus vos escolheu, ELE vos  encheu de autoridade e não de autoritarismo. De humildade e não de soberba.  De de Fé e retidão . Por tanto, coloquem-se sempre aos pés DELE, e os ouçam.  Quem vos desobedecer, estará desobedecendo à ELE!”

Na Santa Missa de Encerramento,inspirado pelo Espírito Santo, Pe. Fabiano encheu os nossos corações de esperança quando proclamou : A Oração é um caminho diário de perseverança  e de espera.  Por tanto, façamos nossa parte, carreguemos nossas cruzes, ainda que choremos, ainda que tenhamos vontade de desistir, sejamos fiéis, pois  DEUS  nos dará a Vitória!”

Pregações, louvor, oração, adoração ao Santíssimo e uma linda noite Carismática contribuíram para que o Encontro acontecesse segundo a vontade Deus.

Bendito seja Deus por dias de RENOVAÇÃO MINISTERIAL!

#EncontroRegional #Rccdiocesedeviana

#Rccdiocesedezedoca #Rccdiocesedebacabal