Notícias da Diocese › 03/09/2019

Reunião diocesana do Terço dos homens da Diocese de Viana

Reunião diocesana do Terço dos Homens da Diocese de Viana faz avaliação da V Romaria e elege nova Coordenação.

Tendo como pauta central a avaliação da última Romaria, realizada no final do mês de julho deste ano na cidade de São João Batista na Baixada Maranhense, e a eleição da Coordenação Diocesana do Movimento Mariano do Terço dos Homens para o biênio 2020/2021, o encontro, realizado no último domingo, 01/09, no município de Igarapé do Meio, teve dois momentos distintos: na parte da manhã, os representantes dos Terços nas paróquias destacaram os pontos positivos e também negativos da V Romaria. Foram observados itens como o local, a acolhida, o som, a alimentação, a logística e a espiritualidade, dentre outros. Esse debate serve como subsídio para a VI Romaria que será realizada no próximo ano em Pindaré-Mirim. Na parte da tarde e, já como Assembleia, foram colocados os nomes dos postulantes aos cargos para a plenária apreciar e escolher os novos integrantes da Coordenação Diocesana – que é composta de dois coordenadores de área, um da área do Pindaré e outro da área dos Lagos; dois tesoureiros, sendo um para cada área, um secretário geral, um assessor das áreas pastorais, um assessor de comunicação e um diretor espiritual.

ELEIÇÃO

Os membros da Coordenação Diocesana, cujo os mandatos estavam vencendo, colocaram seus cargos à disposição, fizeram indicações de alguns nomes entre os presentes e se dispuseram também a concorrer a reeleição. Foram reeleitos por aclamação, com exceção dos cargos de Coordenador da Área dos Lagos e Secretario Geral que serão ocupados por novos nomes, ficando assim:
Coordenador da Área do Pindaré – José Arthur –(Paróquia N. Sra. da Conceição – de Bela Vista).
Coordenador da Área dos Lagos – João Batista Alves de Oliveira – (Paróquia N. Sra. de Nazaré- de Viana).
Secretário Geral – Milson Silva – (Paróquia de N. Sra. de Nazaré – de Viana)
Tesoureiro da Área dos Lagos – João Batista Silva – (Paróquia N.Sra. de Nazaré, de Vitória do Mearim)
Tesoureiro da Área do Pindaré – João Eudes da Silva (Paróquia N. Sra. da Conceição, de Bela Vista.
Assessor das Áreas Pastorais – Gealisson Nunes – (Paróquia N. Sra. de Nazaré – de Vitória do Mearim).
Assessor de Comunicação – Tom Oliveira – (Paróquia Santa Inês, de Santa Inês).
Diretor Espiritual – Diácono Ferdnando – (Paróquia Santa Inês, de Santa Inês).

REPRESENTAÇÃO

Foi registrado na reunião um percentual de mais de mais 50% (cinquenta por cento) de presença das paróquias da Diocese de Viana. Das 27, compareceram 15, números que dão representatividade a Assembleia para a eleição. Da Área do Pindaré foram nove: Santa Inês, São Cristóvão, Santo Antônio, Buriticupu (Sta. Rita de Cassia e São Francisco de Assis/Terra Bela), Pindaré-Mirim, Bela Vista, Igarapé do Meio e Santa Luzia. Da Área dos Lagos foram seis: Monção, Vitoria do Mearim, Cajari, Viana, São Vicente de Ferre e São João Batista.

BENÇÃO AO TERÇO DE IGARAPÉ DO MEIO

O mais novo grupo do Terço dos Homens, da comunidade Nossa Senhora da Misericordia, da paróquia São João Batista, de Igarapé do Meio, foi reconhecido e abençoado pela Coordenação Diocesana, tornando-se assim um membro oficial do Movimento do Terço dos Homens, que cresce a cada dia no Brasil, levando homens a rezarem e evangelizar com Maria Santíssima.

Fonte: Pascom Diocesana

Texto: Tom Oliveira