Mensagem do Bispo

Escudo: Cortado em ondas; I de azul e II de vermelho. Brocante sobre os campos, uma flor-de-lis da qual brota, como pétala central, uma cruz, sendo tudo de ouro; acompanham essa alegoria litúrgica, três ipsilions, com cabeça, do mesmo metal, sendo dois dispostos sobre a divisória do escudo e um sobre o contra-chefe.
Insígnias: Mitra dourada, forrada de vermelho, ostentando uma cruzeta de prata na fronte; Báculo e Cruz Processional, ambos de ouro.
Os campos do escudo apresentam cores da liturgia que representam, no azul o plano espiritual e no vermelho a vida temporária. Assim fica assinalada a Vida Plena que se consagra na Salvação.
A flor-de-lis simboliza Maria e a Cruz que brota do seu interior é falante de Cristo, Seu Sagrado Filho. Portanto, a flor-de-lis retrata, por sua pureza, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Diocese de Viana, Mãe de Deus e da igreja, Rainha do Universo e Guia da Nova Evangelização
A linha ondeada, divisória do escudo, lembra a Cidade, Sede Diocesana, pelo lago de Viana. Os três iplsilons - símbolo genérico do homem - aludem as três raças que se harmonizaram e vivem no Maranhão, com as graças de Deus, conforme a simbologia principal desse Estado, bem expressa na sua Bandeira Republicana, em vigor.
A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), teve início no último dia 28 de junho e, apenas nos cinco primeiros dias da Romaria, já atraiu aproximadamente 822 mil pessoas, segundo informações da Sala de Gestão Integrada, responsável pelo acompanhamento do evento.
Neste ano, a Romaria do Divino Pai Eterno tem como tema “Sede santos como vosso Pai é Santo” e segue o próximo dia 7, primeiro domingo de julho, quando é celebrado o Divino Pai Eterno.
Esta é a maior festa dedicada ao Divino Pai Eterno no mundo, além de ser o maior evento religioso do Centro-Oeste do Brasil e o segundo maio do país.
A programação, que teve início no último dia 28 de junho, conta com diversas romarias por dia que chegam ao Santuário do Pai Eterno, Missas.
De acordo com a Polícia Militar, a festa tem sido tranquila, tanto na Rodovia dos Romeiros, quanto dentro da cidade. Segundo a Polícia Civil, as maiores ocorrências giram em torno de perda de documentos, devido à grande aglomeração. Por sua vez, o Corpo de Bombeiros afirma que as ocorrências têm sido rotineiras, apenas com mal estar e desmaios.
Der acordo com o Santuário do Pai Eterno, a partir do sétimo dia da festa, quinta-feira, 4 de julho, o fluxo de romeiros deve ser ainda maior, pois a programação conta com desfiles, encontros e shows musicais.
Nesta quinta-feira, acontece o tradicional Desfile dos Carros de Boi. Cerca de 400 carros de boi devem sair da Igreja Matriz, a partir das 9h, onde receberão uma bênção e seguirão para o Carreiródromo. À noite, às 21h, Pe. Fábio de Melo se apresenta na Praça do Santuário Basílica de Trindade. Nos dias seguintes, ainda haverá desfile de cavaleiros e muladeiros, encontro de carreteiros, Missas.
E, do domingo, 7 de julho, a programação começa às 4h, com a alvorada festiva com fogos e sinos, seguida de procissão da penitência, às 4h45. Em seguida, às 5h45, será celebrada a Santa Missa na Praça do Santuário Basílica. Às 8h haverá a Missa Solene da festa e, às 17h30, acontecerá a procissão luminosa e celebração de encerramento, saindo da Mtriz até a Praça do Santuário Basílica.
A programação completa da festa pode ser conferida no site do Santuário do Divino Pai Eterno.
Via ACI Digital
Deixe uma resposta