Seminário São Bonifácio

Quando o Seminário “Santo Antônio” do Regional Nordeste V fechou no início do segundo milênio da cristandade, todas as dioceses do Maranhão tiveram que construir a própria casa de formação. O então bispo da diocese de Viana, dom Xavier Gilles, também foi em busca de uma casa e um terreno que não fosse muito longe do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA) e encontrou uma antiga casa e uma grande extensão de terra no famoso bairro de São Luís chamado Canto da Fabril. Nos primeiros anos “em 2000” começou a procura de benfeitores e patrocinadores que pudessem ajudar na construção e a providência não deixaram de vir ao encontro do projeto do novo seminário maior da Diocese de Viana.  Dom Xavier Gilles dedicou a casa de formação a São Bonifácio Bispo e Mártir devido à presença na diocese de uma antiga imagem do santo apostolo da Alemanha que foi levada na baixada pelos primeiros missionários jesuítas que fundaram 260 anos atrás (1757) a aldeia de Nossa Senhora da Conceição do Maracu.

As portas do novo seminário se abriram no final do ano de 2005 sendo reitor o padre George Muniz Amaral e com a presença de jovens seminaristas provenientes das paróquias da diocese de Viana e de Zé Doca. A casa de formação ficou funcionando até o ano acadêmico de 2009, quando o reitor foi estudar em Roma e o prédio alugado à uma universidade particular. A partir de então os seminaristas foram enviados em vários seminários no Brasil. O segundo reitor foi nomeado sempre por Dom Xavier Gilles e foi o fidei donum italiano (diocese de Roma) padre Paolo Boumis. Com o mesmo os seminaristas de Viana se uniram aos seminaristas da diocese de Bacabal e foram morar na casa de formação dos mesmos no bairro do Filipinho. O padre Paolo teve que voltar na Itália por motivos de saúde e o novo bispo, Dom Sebastião Lima Duarte nomeou como reitor o padre diocesano da cidade de Buriticupu, Delcimar de França Silva. O seminário se transferiu no bairro do Sá Viana alugando a casa de formação da Diocese de Carolina pra depois comprar uma casa no centro da cidade, em frente ao IESMA.

Depois de dois anos e pouco, o padre reitor teve que ser nomeado pároco e o seminaristas ficaram sozinhos na casa. A situação começou a ficar complicada e quase todos os vocacionados desistiram da caminhada e voltaram para suas próprias casas.

No fevereiro do ano 2015 o bispo manifestou a urgência de nomear um novo reitor. Vista a dificuldade de encontrar um nome que fosse disponível para tal serviço o padre fidei donum italiano (diocese de Cagliari) Giuseppe Luigi Spiga se ofereceu para poder assumir a formação dos seminaristas e a pastoral vocacional em toda a diocese. Os consultores e o bispo aceitaram.

O projeto do novo reitor pedia que si voltasse ao prédio do Canto da Fabril e que se iniciasse uma pastoral vocacional que abrangesse toda a diocese para fazer conhecer as paroquias aos seminaristas e os seminaristas ao povo de Deus. O conselho presbiteral e todo o clero aceitaram e no janeiro de 2016 o novo reitor acolheu na casa em frente ao IESMA “seis” jovens e assim começou um novo percurso. No mesmo ano, o reitor e seminaristas visitaram nos fins de semana as 27 paróquias da diocese conseguindo encontrar muitos jovens e aproximando o seminário ao território diocesano tão distante da capital São Luís (MA).

No dia 26 de outubro 2016 reitor e seminaristas conseguiram voltar ao prédio do Canto da Fabril e lá concluir o ano.

A pastoral vocacional teve grandes resultados, no ano 2017 a comunidade seminarística cresceu e chegou a contar “treze” seminaristas e dando continuidade aos trabalhos no dia 26 de janeiro 2018 começará o novo ano acadêmico com “dezessete” seminaristas.

Texto: Pe. Giuseppe Luigi Spiga (Reitor do Seminário são Bonifácio)

Reitor Pe. Giuseppe Luigi Spiga

Rua: Senador João Pedro – São Luís do Maranhão
Tel: (98) 897222733
E-mail: seminario@diocesedeviana.org.br

Na segunda-feira (29 de janeiro, 2018) na Igreja de Santo Antônio, Centro, São Luís, o arcebispo metropolitano Dom José Belizário celebrou a Santa Missa de abertura do ano acadêmico do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA, também estavam presentes os reitores dos seminários e alguns bispos do Regional Nordeste V. Os seminaristas e religiosos escutaram atentamente as sabias palavras do presidente da celebração. No qual o mesmo falou do momento que vivemos, que não deixa de ser um tempo de esperança pelo um futuro digno para todos.

Logo após a missa, todos encaminharam para o auditório da Instituição, e foram prestigiados com belíssima aula magna que relatava sobre o Ensino Superior no Colégio do Maranhão no século XVIII, tendo como conferencista o professor Dr Lúcio Álvaro Marques (UFTM).

Nesse ano o seminário São Bonifácio acolhe seis novos seminaristas que já deram início aos estudos de filosofia, no total, este ano seremos 18. Ao olhar o bom número de candidatos ao sacerdócio os nossos corações resplandecem de esperança. Na terça-feira (30 de janeiro), Dom Sebastião celebrou a missa de abertura do ano seminarístico no Seminário Maior da Diocese de Viana, e abençoou a capela do seminário que passou por uma reforma. Estavam presente o Reitor do seminário, Padre Giussepe, Padre Luigi Zuncheddu, os seminaristas, e as comunidades próximas do seminário: Nossa Senhora da Vitória e das Graças, ambas da Paroquia São José e São Pantaleão. Que o senhor da messe e pastor do rebanho abençoe as vocações sacerdotais, contamos com as orações de todos.

Sem. Inácio Henrique
2° ano de Teologia

 

Neste ano 2018 a proposta de pastoral vocacional terá duas modalidades e refletindo sobre o tema: “Escutar, discernir e viver o chamada do Senhor” o titulo extraído da mensagem do Santo Padre Papa Francisco em ocasião do 55º Dia mundial de oração pelas vocações que acontecerá no IV domingo da Páscoa (domingo do Bom Pastor) 22 de abril 2018.

I – Estaremos visitando os sete setores das duas Áreas Pastorais (Pindaré e Lagos) da nossa diocese encontrando jovens (meninos e meninas) provenientes das várias paróquias e com a equipe vocacional da área propor uma refleção sobre os diferentes chamados de Deus (leigos comprometidos para com a Igreja, matrimônio, vida religiosa masculina, vida religiosa feminina e presbiterato).

II- Estaremos acolhendo por um fim de semana nos meses de março, abril e maio jovens que estão concluindo o ensino médio ou ja terminaram e se sentem chamados ao sacerdocio ministerial como presbiteros diocesanos.

 

Calendário dos Encontros Vocacionais 2018 –
Nos Setores da Diocese e no Seminário São Bonifácio.  
 

Dia 17 de Março (8.00 hs da manhã e terminando depois do almoço)
Setor I da Área dos Lagos em São Vicente Ferrer. 

Dia 23 e 25 de Março (de sábado pela manhã a domingo almoço)
Encontro para vocacionados à vida sacerdotal no Seminário São Bonifácio em S. Luís.

Dia 7 de Abril (8.00 hs da manhã e terminando depois do almoço)
Setor I da Área do Pindaré.

Dia 14 de Abril (8.00 hs da manhã e terminando depois do almoço)
Setor III da Área dos Lagos em Vitória do Mearim.

Dia 28 e 29 de Abril (de sábado pela manhã a domingo encerrando com almoço)
Encontro para vocacionados à vida sacerdotal no Seminário São Bonifácio em São Luís.

Dia 5 de Maio (8.00 hs da manhã e terminando depois do almoço)
Setor II da Área do Pindaré.

Dia 12 de Maio (8.00 hs da manhã e terminando depois do almoço)
Setor IV da Área do Pindaré em Bela Vista. 

Dia 19 de Maio (8.00 hs da manhã e terminando depois do almoço)
Setor III da Área do Pindaré.

Dia 26 e 27 de Maio (sábado pela manhã a dom. almoço)
Encontro para vocacionados à vida sacerdotal no Seminário S. Bonifácio em S. Luís.

Dia 2 de Junho (8.00 hs da manhã e terminando depois do almoço)
Setor II da Área dos Lagos.

 

Dia 21-22 e 23 de setembro: ENCONTRO VOCACIONAL DIOCESANO

No mês de setembro celebraremos o Encontro Vocacional Diocesano e a partir de outubro acolheremos no seminário os jovens que decidiram de ingressar na casa de formação, em janeiro de 2019, seguindo a  preparação ao processo seletivo do IESMA (Instituto de Estudo Superior do Maranhão) que acontecerá no dia 25 de novembro.

 

Seminário São Bonifácio – Diocese de Viana
Rua Senador João Pedro 209 – CEP: 65025-790
Canto da Fabril, São Luís – MA.
Reitor do Seminário Pe. Giuseppe Spiga
Contato: (98) 987222733