Notícias da Diocese › 07/11/2019

Xingu ganha nova Diocese e Prelazia

O Papa Francisco erigiu canonicamente nesta quarta-feira, 06, a Prelazia do Xingu à Diocese do Xingu-Altamira, nomeando seu primeiro bispo diocesano, dom frei João Muniz Alves. O Santo Padre ainda criou a Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, desmembrado a parte sul do território da Prelazia do Xingu. Monsenhor Jesús María López Mauleón, frade agostiniano recoleto, foi nomeado por Francisco como primeiro bispo prelado da nova jurisdição eclesiástica que, passa a compreender seis municípios paraenses: Tucumã, São Félix do Xingu, Bannach, Água Azul do Norte, Cumaru do Norte e Ourilândia do Norte.

Diocese do Xingu-Altamira:

Com o desmembramento do sul da então Prelazia do Xingu e a elevação da Diocese do Xingu-Altamira, a extensão territorial da Diocese é de 247.501,01 km². A população é estimada em 361,981 habitantes que são atendidos por 38 religiosas de 8 congregações, 13 padres diocesanos e 7 padres religiosos de duas congregações. A nova Diocese inicia com 11 seminaristas, entre propedeutas, filósofos e teólogos.

A instalação da nova Diocese ocorrerá em cerimônia no dia 1º de fevereiro de 2020, em Altamira-PA.

*Bispo Diocesano:*

Dom Frei João Muniz Alves nasceu em Santa Rita-MA, no dia 08 de janeiro de 1961. Filho de José Maria Alves e Antonia Muniz Alves, foi batizado no dia 28 de julho de 1962, na Matriz de sua cidade natal.

Ingressou no postulantado da Ordem dos Frades Menores em 13 de fevereiro de 1984, e no noviciado em 1º de fevereiro de 1985. Fez os estudos de filosofia e teologia entre 1986 e 1992, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, do Regional Nordeste IV da CNBB, cuja sede fica em Teresina-PI.

Professou votos solenes em 14 de janeiro de 1991. A ordenação diaconal ocorreu em 12 de dezembro de 1992, e a sacerdotal em 04 de setembro de 1993.

Possui pós-graduação em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc -MG) e especialização em Pnesamento Franciscano pelo Instituto Teológico Franciscano, de Petrópolis-RJ.Entre 2001 e 2003 fez Mestrado em Teologia Moral na Accademia Alfonsiana, em Roma. Possui Mestrado em Filosofia pelo Pontifício Ateneo Antonianum, e obteve o grau de Doutor em Teologia Moral defendendo a tese: “O crescimento do casal cristão:um desafio ético na época da pós-modernidade”, na Accademia Alfonsiana.

Após os estudos na Itália, trabalhou por diversas paróquias no Maranhão e Piauí. Entre 2007 e 2013, foi o primeiro Ministro Provincial brasileiro da Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção MA/PI, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Bacabal- MA. Entre 2013 e 2015 foi Guardião da Fraternidade Nossa Senhora da Glória, mestre de estudantes professos temporários e professor no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (lESMA), em São Luís – MA. Em 2014 ainda foi Visitador Geral na Custódia Autônoma Santa Clara de Assis, em Moçambique, África.

No dia 23 de dezembro 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo prelado do Xingu, no Pará. Foi ordenado bispo em 05 de março de 2016 pelas mãos de dom Erwin Kräutler, bispo prelado emérito do Xingu. Tomou posse na Prelazia do Xingu em 03 de abril de 2016, em Altamira-PA.

Prelazia do Alto Xingu-Tucumã:

A nova área eclesial conta com uma extensão territorial de 128.291,61km². A população estimada é de 236,589 habitantes. Dentre os seis municípios, já existem quatro paróquias. A nova Prelazia também contará com o serviço de 13 religiosos entre padres e freiras de duas congregações.

A instalação da nova Prelazia contará com celebração eucarística no dia 09 de fevereiro, em Tucumã-PA.

Bispo Prelado eleito:

Monsenhor Jesús María López Mauleón é filho de Francisco López García e de María Del Pilar Mauleón Larrión. Nascido em Mues, Navarra (Espanha), em 05 de março de 1955, foi batizado no dia seguinte na Paróquia Santa Eugenia.

Estudou no Seminário Menor São José de Lodosa, em Navarra, entre 1967 e 1971 (1º-4º de bacharelato) e no Seminário São Nicolau de Tolentino de Fuenterrabia, de setembro de 1971 até junho 1975: 5° e 6º de bacharelato e dois anos de filosofia.

Na vida religiosa fez o ano de noviciado no Convento de Monteaguado, Navarra, entre setembro de 1975 e agosto de 1976, culminando com a profissão simples realizada em 22 de agosto de 1976.

De setembro de 1976 até julho de 1981, permaneceu no Seminário Maior de Marcilla, estudando teologia.

Professou os votos solenes na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 18 de outubro de 1980. Recebeu o Diaconato em 04 de novembro de 1980 pelas mãos do arcebispo de Pamplona, Mons. José Maria Cirarda. Foi ordenado padre em 18 de julho de 1981, por Mons. Alquilio Alvarez Díez, bispo prelado do Marajó (Pará).

Como padre, Monsenhor Jesús ainda fez especializações em Teologia Pastoral pelo Instituto Leão XIII, em Madri. Fez ainda especialização em Teologia Bíblica pela Universidade Pontifícia de Comillas, onde também obteve o Mestrado em Sagradas Escrituras.

No Brasil desde 1999, Monsenhor Jesus constituiu o grupo fundador da Província São Nicolau de Tolentino. Passou por paróquias nos estados do Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Amazonas onde foi missionário por alguns meses na Prelazia de Lábrea.

Desde 2012 era pároco da Paróquia São Pedro de Barra do Ceará, em Fortaleza, e desde 2015 assumiu também a função de Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora da Assunção.

A ordenação episcopal de Monsenhor Jesús María será no próximo dia 29 de dezembro, em Fortaleza-CE.