Notícias da Diocese › 05/07/2019

XXª Assembleia Regional de Pastoral do Regional NE V

Diocese de VIANA presente na XX Assembleia Regional de Pastoral do Regional NE V

•  Período: De 04 a 07 de Julho
    • Celebração Eucarística de abertura do segundo dia, nessa manhã, 05 de Julho – 07h00 Celebração da Eucaristia, responsabilidade da Diocese de Carolina e Grajaú.
    • Objetivo: A aprovação de um novo Plano Regional de Pastoral, que deverá estar em conformidade com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019– 2023.
    • Local: Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe – Balsas-MA.

Programação do dia 04, quinta-feira:

Coordenação: Martha Bispo

– Todo do dia: Acolhida, chegada, inscrições (equipe de acolhida)
– 18h00: Jantar
– 19h30: Abertura: Equipe de Animação
(Acolhida e abertura da Assembleia, com Dom Sebastião Coelho Bandeira, Presidente do Regional NE V e Dom Enemésio Lazzaris, Bispo de Balsas)
– Celebração Inicial: Diocese de Balsas
– Metodologia da Assembleia: Martha Bispo
– Avaliação da caminhada do quadriênio, apresentação das Dioceses e Pastorais: Martha Bispo e Pe. Flávio Collins

Durante a manhã de hoje, foi realizada uma análise de conjuntura sócio político e econômico, com Dom Francisco Lima Soares, Bispo da Diocese de Carolina. Ele fez um breve histórico do Brasil, indo da escravidão a ditadura, apresentado ainda alguns aspectos atuais. Às 10h00 foi feito o intervalo, e no retorno Pe. Flávio Collins, da Arquidiocese de São Luís, fez uma análise de conjuntura religiosa- eclesial, a manhã foi concluída com a fila do povo e o almoço.

Pascom Regional NE V

Entrevista com o assessor da Assembléia Regional de Pastoral, Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, que foi membro da comissão de redação das Diretrizes. Falando sobre a temática Central da assembleia, as” Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, aprovadas, durante a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no mês de Maio, em Aparecida, para o próximo quadriênio (2019-2023). As novas Diretrizes apontam para uma Igreja Católica mais missionária, casa da acolhida dos mais vulneráveis e atenta aos desafios e urgências de uma realidade profundamente marcada pela cultura urbana.

Pastoral da Comunicação do Regional NE V