60ª AG: Dom Sebastião Duarte apresenta balanço do trabalho da Comissão de Ecologia e Mineração

“A violência do modelo extrativista e predatório no Brasil e no continente pede ações concretas da Igreja para defesa da Casa Comum. As comunidades resistem e sonham, mas pedem aliança”.

Foi o que disse dom Sebastião Duarte, bispo de Caxias do Maranhão, e presidente da Comissão Especial sobre a Mineração e a Ecologia Integral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã desta segunda-feira (24), durante a sessão da manhã deste sexto dia de Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.

O missionário e membro da Comissão Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, padre comboniano Dario Bossi, também apresentou alguns trabalhos da comissão, ressaltando que será realizada uma Caravana Latino-Americana na Europa, ações de incidência na Organização das Nações Unidas (ONU), um livro de estudo sobre “Arquitetura da Impunidade”, um Atlas sobre a Igreja em Cuidado da Casa Comum, criação de motivações para as eleições políticas, um GT brasileiro da Rede Eclesial Gran Chaco e Aquífero Chaco e Aquífero Guarani.

Dom Sebastião ressaltou o pedido de comunidades e povos tradicionais por apoio, assessoria e solidariedade da Igreja sobre o tema abrangido pela comissão e, com base nisso, a solicitação para que a Comissão Especial para a Mineração e Ecologia Integral se torne uma comissão permanente da entidade e, com isso, tenha assento e voto nos Conselhos Pastoral e Permanente da CNBB.

Com informações de Vanuza Wistuba (Pastoral da Criança) – Comunicação 60ª CNBB