Diocese de Viana

(98) 3351-1174

60ª ASSEMBLEIA GERAL: DOM RICARDO HOEPERS É ELEITO NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA CNBB

O bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, foi eleito novo secretário-geral da entidade. A escolha foi realizada na manhã desta terça-feira, 25 de abril, no sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da entidade. Dom Ricardo desempenhará a função nos próximos quatro anos.

Atendendo à recomendação estatutária, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, perguntou se o bispo aceita a função confiada pela Assembleia. Dom Ricardo respondeu:

“Aceito, com muita honra. Muito obrigado!”

Biografia

Nascido em 16 de dezembro de 1970, dom Ricardo ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, aos 15 anos. Foi ordenado presbítero em 1999, após ter cursado Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas na capital paranaense. 

Tem especialização e mestrado em Bioética, respectivamente pela Faculdade São Camilo, de São Paulo (1999), e pela Academia Afonsiana, de Roma (2011). Também tem mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana.   

Acumulou experiências como docente e também diretor de instituição de ensino superior. Na arquidiocese de Curitiba, foi coordenador geral do clero, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. No Regional Sul 2 da CNBB, foi assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência.  

Em 2016, foi nomeado bispo de Rio Grande (RS) e recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, no dia 14 de maio daquele ano. Em 2018, dom Ricardo Hoepers representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF), o que fez com que fosse eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.  

À frente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB desde 2019, quando foi eleito pela 57ª Assembleia Geral da entidade, teve o mandato marcado pela oferta de diversos itinerários para as famílias, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, e a reafirmação dos posicionamentos da Igreja na defesa da vida desde a concepção até o fim natural. Dom Ricardo e os demais membros e colaboradores da Comissão articularam ações pastorais com movimentos eclesiais que atuam com famílias; reuniram agentes para atuar nas dimensões do Serviço à Vida e da Comunicação; criaram o Portal Vida e Família e o Hora da Família com encontros mensais, animado pelas indicações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019 – 2023). 

Dom Ricardo Hoepers também faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024 e presidiu, neste quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.

Foto de capa: Victória Holzbach/CNBB Sul 3

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.