Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 10/02/2025

Primeira Reunião da Equipe Diocesana para o Jubileu – 2025

 

Nesta segunda feira, 10 de fevereiro, foi realizada na sala de reunião da sede da Cúria Diocesana de Viana, a primeira reunião da Comissão Diocesana para o Jubileu 2005. A reunião iniciou logo depois das 09h00, com a oração Inicial conduzida pelo bispo: Canto do hino oficial, leitura e reflexão do Evangelho do dia e oração do jubileu. Em seguida foi feita uma rápida apresentação dos membros e um momento de formação sobre o Jubileu 2005, realizada por Dom Evaldo.

Estavam presentes na reunião: Dom Evaldo, Ir. Mauritânia, Nena Bastos, Leonardo da PJ, Ir. Mirlla, Pe. Lavi, scj, Diác. Antonio de Jesus, Pe. Rozivaldo e Nilton Lima. Ausências: Pe. Francinaldo, Zilla e Jéssica.

A primeira discussão se deu em torno da escolha das Igrejas Jubilares. Depois de uma pequena troca de opiniões ficou decidida uma igreja por Forania, dessa forma: Na Forania I – Santa Rita de Cássia, Igreja Santa Luzia, Matiz de Terra Bela; na Forania,  II – São Francisco Xavier, Igreja Santuário Santa Luzia, Matriz de Santa Luzia – MA; na Forania II – Santa Inês, Igreja Santa Inês, Matriz da Paróquia Santa Inês, em Santa Inês – MA; na Forania IV – Imaculada Conceição, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Bela Vista do Maranhão; na Forania V – Santa Teresinha, Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Viana – MA; Forania VI – Todos os Santos, Igreja São Sebastião, Matriz de Matinha e Igreja São Vicente Férrer, Matriz da cidade homônima.

Depois partiu-se para discutir sobre outras atividades relacionadas ao Jubileu e a primeira decisão foi a da peregrinação de uma VELA DA ESPERANÇA por todas as paróquias, seguindo a modalidade por via foranias, a começar pela Forania V, com benção e acendimento da vela no fim da missa do Domingo de Páscoa, por Dom Evaldo.  Também foi decidido de realizar um dia D, de formação e lançamento das atividades do Jubileu, dia 29 de março, às 19h. Além disso que os festejos paroquias seja realizados com a temática do jubileu e cada paróquia realize uma peregrinação para a Igreja Jubilar da sua Forania.

Ademais ficou decidido que a Diocese de Viana produzirá camisa e souvenirs, para serem comercializados, mas a paróquia que desejar fazer os seus façam. O bispo enviará carta com essas decisões e sugestões de incrementos em âmbito de foranias e de paróquias tais como formações e jubileus de grupos e serviços. Os jubileus das Foranias seja marcados por atividades missionárias de visitas às famílias, hospitais, cadeias etc. e celebração Eucarística.

 

Por Nilton Lima

 

FONTE: Diocese de Viana

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.