Nesses dias 17 e 18 de fevereiro aqui na diocese de Viana realizamos algumas reuniões para refletir e decidir ações importantes para o para a Evangelização e para o povo de Deus.
Na manhã de segunda feira, na Casa Paroquial da Paróquia Santa Inês, em Santa Inês – MA, realizamos reunião da Comissão Diocesana para a Lei Geral de Proteção de Dados, na qual refletimos sobre os equipamentos para coleta digital de assinaturas nas paróquias, sobre a necessidade de se digitalizar os dados, e reforçar a necessidade de se avisar no inicio de cada acontecimento nas paróquias da coleta de dados sensÃveis, entre outros assuntos.
Na tarde do mesmo dia reuniu-se o Conselho Presbiteral Diocesano, no SÃtio dos Padres, na mesma cidade. Ali tratamos de assuntos relacionados à s Paroquias, algumas mudanças necessárias, principalmente em função da vacância de cargos, em decorrência da Nomeação do Mons. Giuseppe.
Já na manhã de terça-feira, por volta das 09h, realizamos a Reunião Geral do Clero, no auditório do SÃtio dos Padres. A reunião começou com a apresentação dos Irmãos: Reinaldo e Valdir, que formarão a comunidade Lassalista, de São Vicente Férrer, após a saÃda do Ir. Nestor, seguida da Oração das Laudes. Depois deste primeiro momento, apresentou a pauta: a) Prestação de contas (ecônomo);  b) leitura c) coordenador diocesano de pastoral; d) Jubileu da Esperança e) avaliação do retiro e formação do clero; e) CF e coletas de assinaturas de agrotóxico; f) missa dos santos óleos – Bom Jesus das Selvas (05 de abril, à s 10h; g) Ereção da nova Paróquia – Coque (27 de junho); h) curso de pós-graduação em teologia na Faculdade católica do Maranhão; i) encontro sobre cáritas paroquial; j) Projeto cuidar da vida, para prevenção do suicÃdio de jovens e adolescentes; k) curso de dinâmica de lÃder; l) economia; m) chancelaria;
Aproveitamos a oportunidade neste inÃcio, para o Mons. Giuseppe fazer o seu agradecimento na última reunião que participou. Ao terminar foi chamada a equipe econômica: Pe. George, Ecônomo, Glacélia, Raimunda e Diác. José Carlos, que apresentaram a Prestação de Contas relativas ao exercÃcio 2024. Terminada foi feita a leitura da Ata da reunião passada, pelo Secretário do Clero, Pe. Arlyson Ernesto e houve uma pausa para o lanche. No retorno do lanche, retomamos a pauta com o tema da coordenação de Pastoral: o bispo falou da renúncia do Pe. Rozivaldo e reforçou que cada Vigário Forâneo deverá ser o Coordenador de Pastoral na sua forania, e Pe. Nilton será o coordenador Geral para inclusive representar a Diocese em outros âmbitos. Falou-se em seguida Jubileu: o bispo apresentou o plano de trabalho para a realização do Jubileu na diocese. Daà passou-se para tratar da coleta de assinaturas para o ante-projeto de proibição da pulverização de veneno por meios aéreos. O bispo falou da parcial de assinaturas recolhidas e disse que tá muito aquém e reforçou o apelo para todos os padres se empenharem o máximo possÃvel até junho.
Passou a falar da Lei Geral de Proteção de Dados: Pe. Aldeanes e Pe. Arlyson falaram do leitor biométrico que cada paróquia vai adquirir e da importância de assinatura dos Termos de autorização de uso de dados sensÃveis. Daà em diante passou-se a falar sobre algumas temas variados.
Por Nilton Lima
na
Fotos: Pe. Francinaldo Silva e Pe. Nilton Lima
FONTE: Diocese de Viana