A Igreja de Viana continua sua caminhada pastoral missionária. No último dia 15 de fevereiro, a Forania VI, que tem o nome “Todos os Santos” realizou sua primeira reunião do ano 2025, no salão de reunião nos fundos da Matriz São Benedito, em Olinda Nova do Maranhão – MA.
Estavam presentes padres, monsenhor e leigos das 04 paróquias que formam a Forania: São José, de Panalva; São Sebastião, de Matinha; São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário, de Pedro do Rosário e São Benedito, de Olinda Nova do Maranhão.
Como de costume, fomos acolhidos com um farto café da manhã e por volta das 09h00 iniciamos a reunião com a oração das Horas Médias (Terças) e oração do Jubileu da Esperança. Por fim entramos na pauta.
O primeiro ponto tratado foi exatamente o Jubileu da Esperança, de como será realizado na diocese e de modo particular em nossa forania. Partimos do Decreto do bispo sobre a igrejas Jubilares e do resultado da nossa última assembleia, em dezembro passado. Discutimos um pouco, ouviu-se sugestões e no fim combinamos algumas datas. Primeiramente as peregrinações paroquiais à Igreja Jubilar Forânica, Matriz São Sebastião, em Matinha. Assim ficou decidido: 04 de maio, peregrinação da Paróquia São Benedito; 27 de julho peregrinação da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário; 03 de agosto, peregrinação da paróquia São José; 20 de setembro, peregrinação da Paróquia São Sebastião. Para estas peregrinações ficou acertado que a concentração será sempre no meio da tarde, na Capela Sagrada Sagrada Família, conhecida por “Fraternidade”, no centro. E também que os padres da forania estarão presentes em todas para atender confissões dos peregrinos. E, claro, haverá a caminhada e missa na Igreja Jubilar.
Ainda sobre o Ano Santo, confirmamos o local do Jubileu da Forania: Pedro do Rosário e escolhemos a data, 13 de julho. E de acordo com a exortação do bispo diocesano, será uma dia de visitas, de modo particular aos enfermos, e idosos; concluindo com a missa no fim da tarde. A data da abertura da Igreja Jubilar ficou para ser definida na reunião do clero.
Outro assunto tratado foi a coleta de assinaturas para o ante-projeto contra a pulverização aérea de veneno. Fomos informados que estamos aquém do objetivo, mas houve uma sensibilização a partir da situação crítica dos irmãos maranhenses que sofrem com esse mal e o compromisso de empenho para atingirmos o número pedido para cada município da forania: Olinda Nova do Maranhão, 537; Pedro do Rosário, 912; Matinha, 981; Penalva, 1267.
Em seguida falamos rapidamente da Quaresma e Semana Santa. Decidimos produzir como no ano passado um folder com Exame de Consciência e a programação da Semana Santa das 04 paróquias. Também confirmamos as datas do Mutirão de Confissões, que será realizado no início de abril. Dia 08, em Penalva; dia 09, Matinha; dia 10, Olinda Nova do Maranhão e dia 11, em Pedro do Rosário.
No último momento foram apresentadas algumas datas da diocese e feita a eleição do novo coordenador da catequese na forania, sendo escolhido o catequista Ailton, de Penalva, o atual tesoureiro da forania (até maio). O tesoureiro aproveitou e apresentou a prestação de contas do ultimo trimestre.
Antes da oração final foi lembrada a próxima reunião da Forania, dia 10 de maio, em Matinha. A reunião terminou mesmo com um grande banquete oferecido pela paróquia anfitriã, a quem agradecemos.
Por Nilton Lima
Fotos: Nilton Lima, Cacia Moraes e Layane Abreu
FONTE: Diocese de Viana