A peregrinação é um “elemento fundamental” na celebração do “ano jubilar. Como expressou o papa Francisco na sua carta de proclamação do ano jubilar, Spes non confundit, a peregrinação é “um caminho típico de quem anda a procura do sentido da vida. A peregrinação favorece a pé muito a descoberta do valor do silêncio, do esforço, da essencialidade”. É com esse espírito de descoberta de “caminhos de esperança” que a forania Santa Inês da diocese de Viana vem buscando programar o ano jubilar.
No dia 19 de fevereiro realizou-se a primeira reunião dos padres das paróquias da Forania Santa Inês, na casa paroquial da paróquia Santo Antônio, para planejar datas e eventos celebrativos em vista da efetivação do ano jubilar da esperança. Em consonância com o decreto do bispo diocesano ratificamos datas pré-estabelecidas pela equipe preparatória da diocese e elegemos datas para eventos na forania.
Entre as datas importantes estabelecemos 15 de março como data de Abertura da Igreja Jubilar Forânica, a Igreja Santa Inês por decreto do bispo. O evento iniciará na avenida Castelo Branco com concentração em torno da imagem da padroeira do município.
No dia 29 de março, dia “D”, de formação sobre o Jubileu, ainda em conformidade com decreto do bispo diocesano será realizada programação paroquial inerente ao Espírito do ano jubilar: estudo do tema do ano jubilar, sobre a virtude da esperança; celebração do terço da esperança; celebração da Eucaristia e adoração e benção com santíssimo.
Durante período quaresmal a programação terá destaque para os ritos penitências. Seguindo a programação durante o ano se estabeleceu a peregrinação de cada paróquia à igreja jubilar além de visita dos símbolos do ano jubilar da esperança. Mutirão de confissões: conforme a tradição, será realizada a celebração penitencial em cada paróquia em vista da preparação remota para a Semana Santa, conforme a lista de datas: 07/03 – Paróquia Santo Antônio; 14/03 – Paróquia São Pedro; 21/03 – Paróquia Santa Inês; 28/03 – Paróquia São Cristóvão.
Cada Paróquia terá um dia para fazer este exercício; as Paróquias de Santa Inês, iniciarão sua peregrinação da própria matriz paroquial com a recitação das meditações jubilares. A Paróquia São Pedro poderá fazer a peregrinação a partir do presídio de Santa Inês. Segue a programação da peregrinação: 26/04 – Paróquia São Pedro; 24/05 – Paróquia São Cristóvão; 28/06 – Paróquia Santo Antônio.
A Igreja Jubilar de Santa Inês também viverá seu tempo de peregrinação, levando a chama jubilar para cada Paróquia da Forania: 01/06 – Paróquia Santo Antônio; 21/06 – Paróquia São Pedro; 16/07 – Paróquia São Cristóvão.
Durante o ano jubilar também pensamos em fazer algumas peregrinações comuns para a Igreja Jubilar, como Forania: 09/08 – Peregrinação de todas as pastorais de cada Paróquia; 13/09 – Peregrinação de todos os movimentos; 18/10 – Peregrinação de todas as comunidades; 15/11 – Peregrinação de toda a Forania para o Jubileu Diocesano, em Viana.
Por fim, a data e a paroquia do Jubileu da Forania ficou para ser anunciada em oportunidade posterior.
Por Pe. Jerônimo Medeiros e Pe. Arlyson Ernesto
FONTE: Diocese de Viana