Diocese de Viana

(98) 3351-1174

Notícias da Diocese › 09/03/2025

A Diocese de Viana saúda Dom Evaldo pela passagem do seu natalício

 

 

Nosso bispo diocesano nasceu no bairro Henrique Jorge, na cidade de Fortaleza, aos 09 de março de 1969 e é o oitavo filho de José Ferreira dos Santos e Maria Elizabete Carvalho dos Santos, (ambos in memoriam). A sua infância e adolescência foi vivida naquele bairro e participando da Paróquia Imaculada Conceição, onde recebeu todos os sacramentos da Iniciação Crista, e chegou, inclusive, a ser catequista. Um dos seus catequisandos, de nome João Hermes, voltou a ser formando seu, dessa já no seminário dos Lazaristas, e hoje é  padre da mesma congregação.

Voltando a Evaldo, depois desse tempo de grande envolvimento eclesial, sentiu arder no peito e na mente a chama da vocação e entrou para o seminário da Congregação da Missão – Padres Lazaristas, no ano de 1990. Depois do período inicial de aspirantado e postulantado, foi admitido ao Noviciado, em Recife (PE), no ano de 1993.

Toda a sua vida acadêmica inicial foi na Igreja da Amazônia. Estudou Filosofia e Teologia em Belém (PA), no Instituto de Pastoral Regional e cursou Serviço Social na Universidade da Amazônia (UNAMA), onde adquiriu o título de bacharelado. Depois já em Fortaleza (CE) fez especialização em Politicas Públicas e Direitos Sociais, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Na sua vida ministerial navegou entre o norte e o nordeste do Brasil, no serviço paroquial, de formação e mesmo fazendo parte dos quadros da congregação. Tendo sido ordenado presbítero no início de 1998, iniciou seu ministério ao lado da maior barragem do norte e nordeste, na Paróquia São José, em Tucuruí (PA). Depois foi missionário de uma Missão dos Lazaristas em Itaituba, no mesmo estado. De lá para cá, além de membro da CRB – Brasil, e Assessor para as CEBs, em Fortaleza (CE), foi Reitor do Seminário da Congregação da Missão – Província de Fortaleza por 08 anos, Visitador Provincial por 06 e, por último, uma breve passagem na Paróquia Santo Antônio, em Quixeramobim (CE). Foi debaixo desta última figueira que o Senhor o chamou para pastorear a Diocese de Viana.

Chamado para ser bispo de Viana, tamanha foi a surpresa que nem mesmo possuía uma camisa de clegyman (com colarinho sacerdotal), e teve de ir às pressas comprar, a fim de poder enviar uma foto à Nunciatura Apostólica, para o dia da publicação. Por fim foi ordenado bispo no dia 27 de Abril de 2019, na catedral de Fortaleza por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, com o lem: Quia Misericordiam (Eu quero misericórdia)

Desde aquele chuvoso fim de tarde de 18 de maio de 2019, aqui nas terras que emanam da Aldeia de Maracu, Dom Evaldo, viveu a Pandemia da Covid 19 e, entre outras coisas, criou uma Quase Paróquia (será elevada à paróquia em Junho), uma Área Pastoral; instalou as Foranias, ordenou para a Igreja, Diocese de Viana 08 padres e acolheu 02. E porque não episcopus facit unum?

Desejamos nossos parabéns e muita saúde ao nosso pastor.

Para eventuais saudações: (85) 99931-5503

 

Por Ascom Diocese de Viana

 

FONTE: Diocese de Viana

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.