Notícias da Diocese › 17/06/2019

Aconteceu em junho II módulo escola de formadores das Santas Missões

ESCOLA DE FORMADORES DAS SANTAS MISSÕES POPULARES DO REGIONAL NORDESTE V SANTA INÊS – MA – DIOCESE DE VIANA

Período: 07 a 09 de junho de 2019.

Participando deste segundo módulo da escola de formadores do Regional Nordeste V, para Taiana e eu que viemos de longe, de Belém do Pará, foi uma belíssima troca de experiência, diante de tudo o que podemos ver e viver por esses dias, juntos com os formandos e os formadores desse regional.
Saio desse segundo módulo da Escola de Formadores, com o coração vibrando de alegria, por ver todo um Regional voltado á formação, mas não a qualquer formação. Podemos ver que os missionários estão desejosos por uma formação que consiga responder os anseios da vida do povo e aos desafios da própria igreja, que precisa urgente passar pela conversão de suas estruturas, como pede o papa Francisco. E com certeza os conteúdos formativos da SMP, trazem uma provocação não somente às mudanças dessas estruturas, mas do próprio indivíduo.
Diante dos testemunhos profundos a respeito do conteúdo formativo da SMP e das experiências vividas pelas paróquias e Dioceses, posso dizer que o Maranhão é hoje, o Regional que compreendeu bem a proposta da SMP, de que ela não é um evento, mas um grande instrumento que pode contribuir na transformação da vida pessoal, Eclesial e social. Por isso, esse Regional, a partir da Escola, assume um compromisso com a formação continuada dos missionários, a fim de que se tornem multiplicadores da ação missionária de Jesus de Nazaré, fazendo com que mais pessoas também possam fazer essa experiência.
Posso dizer que, com a Escola de Formadores, o Regional Nordeste V, aponta algo novo, para a terceira etapa da SMP (a missão continua), pois dessa forma, cada formador assume para si a responsabilidade de contribuir na formação continuada dos missionários em suas paróquias. Levando adiante as pequenas comunidades de discípulos missionários. Que por meio do estudo do Evangelho, ao longo da formação vai revelando a pessoa de Jesus de Nazaré. E com isso a comunidade vai crescendo em qualidade e testemunho.
Do conteúdo formativo desse módulo, quero destacar a dinâmica muito rica da leitura em mutirão, do livro “DAR SENTIDO VERDADEIRO A VIDA”. De forma simples, através dessa dinâmica, podemos fazer uma bonita partilha de todos os capítulos desse livro, que apresenta muitas luzes para esse tempo de sociedade, de relação, de religião líquida. Na partilha das leituras, algo nos chama atenção; que para dar sentido verdadeiro à vida é preciso ter um projeto de vida autentico.
Nossa gratidão pela acolhida, pelo carinho e pela amizade dos irmãos de caminhada!
Gratidão também a todos que estão à frente desse projeto de evangelização

Texto: Simone Sarmento